terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco pode se tornar realidade em Garanhuns

LUTA ANTIGA: Há quase 13 anos, Lula interiorizou Universidades Federais pelo país, agora, com o Ministro Mendonça Filho, a Unidade Acadêmica de Garanhuns pode se tornar a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Parecer de Armando Monteiro foi aprovado pelos senadores




O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (27), em votações simbólicas e unânimes, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que determinam a criação de três universidades públicas: Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

O Projeto de Lei que cria a a UFR e a UFDPar seguem agora direto para sanção presidencial. 

O PLC 6/2018 que cria a UFAPE em Garanhuns, desmembrando a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco terá de voltar para nova análise da Câmara dos Deputados. Isso porque o projeto original criava apenas a UFDPar, que surge a partir do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba, mas os senadores incluíram no texto a criação da Ufape, em Garanhuns, que recebeu parecer favorável do relator Armando Monteiro e foi aprovado por unanimidade pelos demais senadores.

Se não houver novas mudanças no Projeto de Lei por parte dos deputados, deve ser aprovado e enviado para sanção do Presidente Michel Temer, que deve atender o pedido do Ministro da Educação Mendonça Filho, um dos defensores da criação da universidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.