sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Bispo de Garanhuns apresenta palestra em Curso de Bispos no Rio de Janeiro

Dando continuidade às reflexões sobre a vida religiosa, nesta quinta-feira, 06, o Bispo da Diocese de Garanhuns, no Pernambuco, Dom Fernando Guimarães, abordou com os participantes do Curso para Bispos, realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, as luzes e sombras que existem sobre a atual realidade da vida consagrada.
dom_fernando.jpg
Dom Fernando Guimarães | Foto:
Arquidiocese do Rio de Janeiro
Durante sua conferência, o prelado apresentou alguns elementos que contemplam a importância da vida religiosa para a Igreja, ressaltando algumas interrogações que trazem desafios ao futuro quanto em relação a vida religiosa nos dias de hoje.
O Bispo pernambucano, inspirado no Concílio Vaticano II, lançou um olhar sobre o chamado a vida religiosa, tratado como uma realidade carismática para a Igreja, citando trechos da Constituição Apostólica "Lumen Gentium".
Segundo ele, "a contribuição da vida consagrada tem sido enorme, ao longo da história da Igreja".
"E ainda hoje, quanta dedicação, quanto esforço em tantas e tantos que assumem sua consagração em situações difíceis e, com generosidade, levam adiante o carisma próprio da vida consagrada. A Igreja ficaria mais empobrecida, se viesse a lhe faltar, um dia, este contributo carismático", afirmou.
Apesar disso, Dom Fernando apontou algumas causas que geram preocupação no clero, nos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica: a ausência de vida espiritual, de oração pessoal e comunitária, de vida sacramental, bem como a perda de sentido de pertença à comunidade, ao instituto e, em alguns casos, à própria Igreja.
"Estou profundamente convicto de que na vida consagrada há muita vida. Às vezes esta vida não parece tão visível porque, como se costuma dizer, uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce. Na vida consagrada, como em todas as realidades humanas e eclesiais, existem problemas, mas eles não nos podem impedir de ver a vida", ressaltou.
Para o prelado, os desafios provocam a necessidade de reler o documento do Concílio Vaticano II sobre a vida religiosa, o "Perfectae Caritatis", onde estão os elementos fundamentais para uma autentica reforma da vida religiosa.
Da redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
PARA SABER MAIS...ARAUTOS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.