quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Garanhuns - Cidade Universitária

Conversando um dia desses com Alexandre Marinho em um grupo de amigos em que discutíamos Garanhuns e algumas alternativas, o ex-secretário de desenvolvimento de nossa cidade nos fez olhar para o futuro, independentemente de administração. Vamos lá.
Em seu blog, Alexandre já explanou sobre a importância para o município dos cursos de Engenharia (AESGA) e Medicina (UPE), além de outros já instalados em nossas faculdades, com ênfase também para a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Pensemos em nossa cidade daqui a 5 anos, com todos esses cursos em plema formação de profissionais, com todas as turmas e formaturas a cada semestre. É claro que isso traz um grande número de estudantes de outras regiões para nosso cotidiano. E, sendo bem trabalhada essa nova concepção de "Cidade Universitária", poderemos receber estudantes de todo o Nordeste, como acontece atualmente com Campina Grande.
Ainda temos em construção o IFPE, Instituto Técnico, antigo CEFET, que já fez seu primeiro vestibular e as primeiras turmas já começarão suas matrículas.
Isso é um desenvolvimento branco, sem chaminés, que traz trabalho e sustentabilidade, que precisa ser discutido com responsabilidade. Haverá procura por imóveis, despesas em supermercados, padarias, farmácias, ... Aliás, terrenos, casas e apartamentos em Garanhuns estão mais caros que coberturas em Boa Viagem!
Faculdades e Universitários - Vejam como foi criado um novo nicho de mercado com as festas universitárias, que visam arrecadar fundos para as formaturas. Por outro lado abre mercado para músicos, produtores, bares e restaurantes. Observem como nossos comerciantes da noite estão conseguindo se manter no mercado. Falta de opções de lazer leva nossa gente aos bares e restaurantes. Até bem pouco tempo os bares abriam e fechavam pouco tempo depois por falta de movimento. Hoje está dando pra todo mundo! E a tendência é melhorar!
Estamos recebendo também cursos profissionalizantes, melhorando nossos cursinhos pré-vestibulares, nossos colégios passam por uma evolução tecnológica para maximizar as chances de inclusão dos nossos jovens em nossas próprias faculdades, e vejam como recebemos também cursos e instituições de renome nacional preparando os jovens formandos em Direito para o mercado de trabalho, consursos e exames da OAB. Isso é devido a demanda que se cria com os cursos instalados.
A UPE inaugura um curso de Medicina, gratuito! Isso é motivador! Excelente! Não existe um grande polo universitário sem um curso de Medicina.
A FAMEG voltará a funcionar com excelentes cursos na área de ciências médicas, provavelmente Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem! Viva! Mais jovens em busca de formação universitária de qualidade. Desenvolvimento!
A UFRPE está ainda para formar sua primeira turma, pensemos então como será quando tiver em pulsação acadêmica, com novos cursos e extensão de ensino direto em nossa produção agropecuária e industrial.
Outros investimentos estão vindo para Garanhuns nesta área.
Estive participando de uma reunião com membros do Conselho Regional de Administração em que destacavam a importância que Garanhuns tem hoje com a seccional aqui instalada. É claro que a AESGA hoje cumpre uma função social de desenvolvimento regional. Destacam-se aí vários profissionais, nas mais diversas áreas de atuação, que coordenados por Eliane Simões, e com recursos originariamente da própria instituição, está conseguindo grandes resultados com a instalação de cursos como Secretariado, Direito e agora Engenharia. É bom registrar esse sucesso e ousadia da AESGA nesse comparativo com a UPE e a UFRPE, em questão de recursos para investimentos.
São três grandes instituições que mirando o futuro nos trazem essa certeza discutida em conversa com o Alexandre. Some-se a elas a FAMEG e as faculdades de ensino à distância que hoje estão formando em Garanhuns muitas pessoas que não tinham como entrar numa faculdade presencial, ou até mesmo fizeram suas opções para estudar assim. São várias, e a cada dia me surpreendo ouvindo o nome de uma diferente!
Ainda temos SEBRAE, SENAC, SESC, Escola Técnica Municipal e outras instituições que estão formando profissionais para o mercado de trabalho, oferecendo a dignidade de se ter uma profissão para se obter o sustento próprio e da família!
Esta é a Garanhuns que se desenha na educação e no polo universitário daqui pra frente e precisamos entender este momento! Eis a Cidade Universitária do interior do estado de Pernambuco!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.