O agreste de Pernambuco já conta com nova unidade prisional. A Penitenciária de Tacaimbó foi entregue nesta sexta, 08, durante a visita inaugural dos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e executivo de Ressocialização, Eden Vespaziano. A Penitenciária fica na BR 232, Km 166, Fazenda Água Branca S/N – zona rural do município.
Entre as características da unidade de Tacaimbó está o regime de disciplina diferenciado - com reeducandos uniformizados-, o incentivo ainda maior a ações de educação e trabalho e mais segurança por meio do videomonitoramento. “O reeducando tem que ser levado à ressocialização, sem armas, sem drogas, sem materiais ilícitos. O trabalho do Estado é regido pelos ideais de oferecer reintegração aos privados de liberdade”, afirmou Eurico.
O local ocupa uma área de 21.166,24m², sendo 8.826,39 de área construída, onde abrigará 676 reeducandos em cumprimento de pena e desafogará as unidades localizadas na região. “O Estado está cumprindo com o compromisso de fortalecer o sistema prisional de Pernambuco”, disse o secretário Eden Vespaziano. Participaram da visita os juízes Cícero Bittencourt, Orleide Rosélia e Roberto Bivar; o promotor Marcellus Ugiette; o presidente da OAB/PE, Ronnie Duarte; e demais representantes das secretarias de governo, área jurídica e sociedade civil.
Os visitantes percorreram setores como refeitório, escola, celas, espaço para atividades laborais, área administrativa e parlatório. O presidente da OAB reafirmou o compromisso da instituição. “Continuamos contribuindo com ações para dignificar o ambiente carcerário”. Para a juíza da 3ª Vara de Execuções Penais, Orleide Rosélia, a unidade de Tacaimbó possui uma estrutura física capaz de suprir a necessidade de uma pena digna. “A Secretaria de Justiça está entregando uma unidade que tem condições de ser um local de reflexão, não de revolta”.
A construção da penitenciária custou R$ 30 milhões ao Governo do Estado e Federal. A transferência dos reeducandos terá início no final de abril.