sábado, 9 de abril de 2016

Saiba como vai funcionar a nova Penitenciária de Tacaimbó



O agreste de Pernambuco já conta com nova unidade prisional. A Penitenciária de Tacaimbó foi entregue nesta sexta, 08, durante a visita inaugural dos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e executivo de Ressocialização, Eden Vespaziano. A Penitenciária fica na BR 232, Km 166, Fazenda Água Branca S/N – zona rural do município. 

Entre as características da unidade de Tacaimbó está o regime de disciplina diferenciado - com reeducandos uniformizados-, o incentivo ainda maior a ações de educação e trabalho e mais segurança por meio do videomonitoramento. “O reeducando tem que ser levado à ressocialização, sem armas, sem drogas, sem materiais ilícitos. O trabalho do Estado é regido pelos ideais de oferecer reintegração aos privados de liberdade”, afirmou Eurico.

O local ocupa uma área de 21.166,24m², sendo 8.826,39 de área construída, onde abrigará 676 reeducandos em cumprimento de pena e desafogará as unidades localizadas na região. “O Estado está cumprindo com o compromisso de fortalecer o sistema prisional de Pernambuco”, disse o secretário Eden Vespaziano. Participaram da visita os juízes Cícero Bittencourt, Orleide Rosélia e Roberto Bivar; o promotor Marcellus Ugiette; o presidente da OAB/PE, Ronnie Duarte; e demais representantes das secretarias de governo, área jurídica e sociedade civil.

Os visitantes percorreram setores como refeitório, escola, celas, espaço para atividades laborais, área administrativa e parlatório. O presidente da OAB reafirmou o compromisso da instituição. “Continuamos contribuindo com ações para dignificar o ambiente carcerário”. Para a juíza da 3ª Vara de Execuções Penais, Orleide Rosélia, a unidade de Tacaimbó possui uma estrutura física capaz de suprir a necessidade de uma pena digna. “A Secretaria de Justiça está entregando uma unidade que tem condições de ser um local de reflexão, não de revolta”.

A construção da penitenciária custou R$ 30 milhões ao Governo do Estado e Federal. A transferência dos reeducandos terá início no final de abril.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.