sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O impacto da FIAT na região e o que precisamos fazer!


SUAPE já é uma realidade! Está mudando a história do litoral sul de Pernambuco que existia economicamente, única e exclusivamente do turismo.

Aí chega a fábrica da FIAT, e como tivesse pneus, saiu da região, cruzou o Recife e a região metropolitana e está indo para Goiana, para mudar o curso da história.

Lembro que ainda jovem, adolescente, íamos até com certa frequência para praias como Maria Farinha, Janga e principalmente, Itamaracá. Por falta de investimentos o litoral norte de Pernambuco empobreceu. E com ela a zona da mata regional, que ainda sobrevive em função da cana e dos engenhos.

A FIAT é a atitude que faltava para levar desenvolvimento à região. Somente a fábrica deve gerar 4.500 empregos.

Mas o impacto é muito maior. Mais de cem empresas subsidiárias devem aportar na região, em outras cidades, para darem suporte à montadora.

O prefeito de Itaquitinga, vizinha de Goiana, Geovani Oliveira, está indo à Minas Gerais, mais precisamente à Betim, onde está sediada a FIAT. Irá conhecer o processo de instalação dessas outras indústrias e oferecer sua cidade como opção. Geovani está se antecipando a outros municípios, e está indo em busca de desenvolvimento para sua cidade.

É assim que se faz.

Não querendo importar Geovani pra Garanhuns (embora ele seja daqui), mas precisamos do seu exemplo. Ir atrás, conhecer e oferecer. Não podemos ficar sentados no batente de casa, atrás de mesas bonitas de escritório, na internet em redes sociais ou nas rodas de conversas em bares, somente reclamando. Qual a contribuição real que cada um pode dar a nossa cidade?

Tem que haver integração, as pessoas precisam dar sua parcela em entidades, fortalecendo-as. Sejam associações ou até mesmo partidos políticos, pois são eles os canais para qualquer mudança política. Os bons cidadãos precisam participar em todas as esferas coletivas, serem maiorias.

Isoladamente é muito difícil. Chegou a hora de agir. A responsabilidade é de todos. Somente a indignação não muda nada.
Garanhuns precisa de algo que impacte positivamente sua economia. Pode não ser uma FIAT, mas algo tem que acontecer.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.