sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Izaías reivindica obras para Garanhuns


Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 04/09/2009.
.
O abandono do antigo Convento Bom Pastor e o fechamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), em abril deste ano, preocupam o deputado Izaías Régis (PTB), que voltou a repercutir a insatisfação dos moradores da cidade. “São obras importantes. Em relação ao convento, a população defende que a área seja recuperada em prol da Universidade Federal Rural de Pernambuco ou para fins turísticos. Queremos saber de quem é o imóvel. Se for da Diocese, angariaremos fundos para recuperá-lo”, frisou. O prédio, construído há mais de 50 anos, recebeu, na gestão passada, R$ 220 mil, do total de R$ 1,5 milhão, para o projeto de arquitetura e recuperação da capela. Quanto à Fameg, o petebista citou a enquete realizada em um blog da cidade, visando avaliar a quem a população atribui a responsabilidade pelo não funcionamento da unidade de ensino. O levantamento mostrou que 56% dos internautas responsabilizam os políticos. “Tudo recai sobre os políticos, mas não é bem assim”, respondeu, acrescentando que terá audiência, entre os dias 14 e 15 deste mês, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar o assunto. O 2º vice-presidente da Alepe, Antônio Moraes (PSDB), destacou o empenho de Régis em defesa da Fameg. “Sou testemunha de suas viagens a Brasília e, nos Anais da Casa, há vários pronunciamentos do parlamentar sobre o tema.” O Conselho Regional de Educação autorizou o funcionamento, mas falta a permissão do Ministério da Educação.

Régis volta a defender Fameg
.
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 01/09/2009.
O funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) voltou a ser defendido, ontem, no Legislativo. Em abril passado, a Justiça Federal determinou a suspensão das aulas na unidade de ensino de Pernambuco, após acatar ação impetrada pela União e pelo Ministério Público Federal. O 1º vice-presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB), explicou que o fechamento se deve à falta de autorização do Ministério da Educação (MEC). “No dia 20 de setembro, está marcada uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando será discutida uma solução”, ressaltou.
O petebista lembrou que a Fameg foi a primeira faculdade privada de ensino da Medicina instalada no Interior do Estado. “O funcionamento da instituição é a garantia de novos médicos para reforçar o quadro em Pernambuco. Nos próximos oito anos, a Fameg formará mil profissionais, que também reforçarão o sistema de saúde de Garanhuns”, contabilizou, acrescentando que o governador Eduardo Campos (PSB); o secretário estadual de Educação, Danilo Cabral; o ministro das Relações Institucionais, José Múcio; também apoiam a reabertura da Fameg.
A faculdade é mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e tem autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para funcionar. No entanto, por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos superiores são de responsabilidade da União.
.

Agora comigo: O blog da cidade citado pelo deputado em seu pronunciamento é este. Quem sabe da próxima vez ele possa dizer "no blog do Ronaldo Cesar" (rsrsrs). E mais, essa audiência com o ministro poderia ser acompanhada do Trade Educacional de Garanhuns. Poderiam acompanhar a vista alguns prefeitos da região, os diretores do colégios Diocesano, CMA, Santa Sofia, XV de Novembro, Joana D'arc e Nova Dimensão. Também os presidentes e diretores das faculdades e Autarquia, instaladas em Garanhuns, AESGA, Rural, UPE, etc., os diretores de cursos técnicos, principalmente do sistema 4S. E fechando esta comissão, um representação da sociedade civil organizada. Nesse momento precisamos mostrar o quão importante é este empreendimento educacional para nossa região. Talvez tenha sido essa posição de capitão da mobilização que parte da sociedade tenha esperado da sua atuação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.