O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (17) que não será candidato à Presidência da República em 2010. A confirmação foi dada em entrevista em Belo Horizonte com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
"Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar, com meu esforço e minha lealdade, para a construção das bandeiras da Social Democracia Brasileira", disse Aécio Neves.
Aécio explicou que desejava construir um quadro amplo de alianças para a disputa presidencial de 2010, mas que para implementar o projeto precisava que o partido definisse o candidato até o final do ano. Aécio disputava com o governador do São Paulo, José Serra, a candidatura pelo PSDB à Presidência da República.
"Sempre tive consciência de que uma construção com essa dimensão e complexidade não poderia ser realizada às vésperas das eleições. Quando, em 28 de outubro, sinalizei o final do ano como último prazo para algumas decisões, simplesmente constatava que, a partir deste momento, o quadro eleitoral estaria começando a avançar em um ritmo e direção próprios, e a minha participação não poderia mais colaborar para a ampla convergência que buscava construir", disse o governador. (portal G1)
.
Agora comigo: Na verdade, o PSDB nunca tratou Aécio como opção no mesmo quilate do Serra, Aécio era portanto, um reserva de luxo, no caso de Zé Serra desistir. Embora Aécio tenha mais potencial de crescimento pelo menor índice de rejeição e alianças que poderia fazer, Serra é um nome já colocado, tem projeção nacional e vai para sua última campanha. Se não der nessa, aposenta as chances de chegar à presidência, enquanto que Aécio, bem mais jovem, é um nome que pode no futuro disputar o executivo nacional. Como Serra não quis se mostrar candidato, para não virar logo vitrine para os ataques adversários, protelou o quanto pôde o anúncio da sua candidatura, aliás, ainda nem o fez. Mas para Aécio que precisava de mais tempo para trabalhar sua candidatura e correr o país como candidato, não deu mais para esperar, pois no país do sol e das praias, o ano só recomeça depois do Carnaval, e aí, para um neófito na campanha nacional, já teria perdido tempo demais. Portanto, vamos pra campanha que Lula quer.
Lula Dilma X FHC Serra.
.