O texto a seguir, escrevi aos meus colegas de turma da Faculdade de Direito de Garanhuns, em que falo da minha primeira participação em plenário de um juri. Espero que sintam o quão importante foi essa nova experiência.
.
Caros Amigos,
Exponho minha satisfação de ter participado de um juri na semana passada na cidade de Caruaru. À convite da defensoria pública, através do dr. Aguinaldo Barros, eu e a acadêmica Daniela Moraes, do 9º período também da FDG, assistimos à defesa no julgamento de um réu, foragido, acusado de assassinar um outro andarilho, em 2001, em um acampamento às margens do Rio Ipojuca, próximo à famosa feira.
Nós, alunos, tivemos inclusive partipação no plenário do juri para considerações, na busca de desqualificar o crime, já que o autor era réu confesso. Gostaria de ressaltar nosso empenho e os comentários elogiosos à nossa participação e aos alunos do curso de direito que têm participado à convite do Dr. Aguinaldo Barros. Desculpem-me se pareço falsamente modesto, mas acredito que o elogio é extendido a todos, pois ouvimos do Ministério Público, da promotora Suely Gonçalves e da Juíza dra. Renata Machado, comentários positivos à participação dos Acadêmicos de Garanhuns no juri em tela. E um agradecimento especial ao dr. Aguinaldo Barros, defensor público, que confiou em nós, acadêmicos, sendo um mestre em nosso aprendizado e nos proporcionando a experiência da condução de uma defesa num plenário do juri, uma experiência enriquecedora. A Defensoria Pública já manifestou inclusive, o desejo de contar conosco em outras oportunidades, o que é salutar na formação dos nossos futuros operadores do direito, onde entre eles me incluo. O Tribunal do Juri é indispensável para nossa formação e acredito que todos nós , acadêmicos da FDG, devemos acompanhar mais julgamentos, pois sempre se aprende com atuações de advogados, promotores, defensores, juízes, pois somos sabedores dos grandes profissionais que contamos em nossa instituição! Recebemos felicitações da profª Eliane Simões, presidente da AESGA, é imprescindível falar da importância do dr. Márcio Bastos, coordenador da FDG, como incentivador e espelho da nossa formação. Grato!
.