terça-feira, 23 de março de 2010

A Igreja Heliocêntrica de Hélio Schwartsman

Este artigo foi escrito pelo articulista da Folha de São Paulo em 03/12/2009, e tem se espalhado por todo o país alertando para a facilidade que é abrir uma igreja no Brasil, os trâmites e a série de regalias tributárias que ajudam a alastrar um mundo de casas religiosas por todas as cidades. É claro que temos as igrejas sérias, que professam a fé em Deus e que merecem o respeito de todos, mas precisamos estar atentos e descobrir a diferença destas para aquelas que somente querem a autorização do estado para ludibriarem o povo simples através da sua fé. O artigo completo está no link ao final deste trecho.

.

O primeiro milagre do heliocentrismo  - Hélio Schwartsman

.............Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidimos abrir uma igreja. Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, fizemo-lo. Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos). É tudo muito simples. Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis.
Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante, poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.
Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito a prisão especial... (continua)


VEJAM MAIS EM
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u660688.shtml

.
Agora comigo: Eu tenho uma opinião e não sei se é certa. Eu acho que igreja tem que funcionar em prédio que foi construído pra ser igreja. Sempre achei muito inconsistente se abrir igreja onde já se funcionou um comércio. Mas vivemos em um país de liberdade religiosa e onde todos têm o direito de frequentar suas igrejas, templos, cultos, reuniões, etc, sejam elas quais forem. E devemos respeitar isso sob pena de macular a liberdade constitucional.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.