As chuvas que castigam vários municípios pernambucanos, também vêm causando transtornos em Garanhuns. Apesar do volume das águas não chegar nem próximo do ocorrido em Abril passado, quando a Prefeito Luiz Carlos decretou Situação de Emergência, tendo como saldo várias ruas e avenidas danificadas e parte da cidade ficado intransitável, as chuvas caídas neste mês de junho vêm colocando em risco a vida de várias famílias do Município.
Na parte baixa da comunidade da Liberdade, o risco de desabamento de casas e encostas era iminente, enquanto que no bairro do Magano, mais precisamente na rua Vicente Celestino, uma casa chegou a desabar e várias outras se encontravam em risco de alagamento e desabamento. O risco de deslizamento de barreiras também existe.
Como providência, a Prefeitura de Garanhuns contando com representantes da Comissão Municipal de Defesa Civil; Policia Militar e do Exército Brasileiro, este último representado pelo 71º BI Mtz, realizou a remoção de 131 famílias das áreas de risco, abrigando-as nas Casas Populares construídas no Conjunto Residencial José Ferreira Filho, no bairro Dom Hélder Câmara. “O risco de desabamento era iminente. Casas iriam cair e famílias inteiras poderiam morrer. Então resolvemos removê-las para as casas populares de forma temporária, até que encontremos junto ao Governo Federal e Governo do Estado alternativas para viabilizarmos habitações para estas famílias. Todavia, não deixaremos que eles voltem a habitar aquelas áreas de risco”, registra o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.
O Prefeito Luiz Carlos também esclareceu o fato das famílias serem abrigadas em Casas que não contavam com o abastecimento elétrico. “Tratava-se de uma situação de emergência. Realmente as casas ainda não contam com energia elétrica. Estamos resolvendo junto a Celpe já nesta segunda-feira. Também já mantivemos contato com a Compesa para reforçar o abastecimento d´agua no Conjunto Habitacional. O que não podíamos era deixar que mais de cem famílias continuassem correndo rico de morte. As providências emergenciais foram tomadas e agora vamos resolver as demais questões”, finaliza o Prefeito Luiz Carlos.
A CONDEC, juntamente com assistentes sociais da Prefeitura, coordenaram a remoção das famílias e locação nas Casas Populares.
.
com informações da secretaria de comunicação social de Garanhuns