Há R$ 150 milhões em recursos disponíveis em edital público de seleção, para que empresas das regiões Nordeste,Norte e Centro-Oeste de seis áreas estratégicas invistam em inovação. O edital, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), permite inscrições até o dia 7 de outubro e técnicos defenderam, hoje, no Recife (PE), uma aliança do setor privado com a academia para que os projetos sejam bem sucedidos.
“Há muita coisa acontecendo na área de ciência e tecnologia e precisamos aproveitar esse momento, em Pernambuco e no Nordeste”, apontou o diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá, durante o workshop Fomento à inovação tecnológica no setor empresarial, realizado pelo Cetene e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) para explicar aos empresários detalhes do edital.
O edital aberto pela Finep permite a obtenção de recursos não reembolsáveis para projetos nas áreas de tecnologias da informação e comunicação, energia, biotecnologia, saúde, defesa e desenvolvimento social. Um formulário eletrônico para as inscrições estará disponível no site da FINEP no dia 31 de agosto. O total de recursos oferecidos pelo edital, em nível nacional, é de R$ 500 milhões.
Participaram do workshop empresários, representantes de empresas, pesquisadores e professores interessados em esclarecer dúvidas sobre o edital e sobre as possibilidades de interação entre o setor privado e a academia. Entre as empresas interessadas em obter mais informações sobre o edital e os serviços do Cetene estavam a Usina JB, Mineração Palestina, Leon Heimer e Dedine.
“É importante esse estímulo para que os empresários tenham acesso a esse tipo de fomento, aqui no Nordeste”, disse o empresário João Sandoval, presidente do grupo Brasinox e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Ele pretende fazer evento semelhante na Fiepe para divulgação do edital.
Além de empresários, pessoas interessadas em recursos para novos negócios também participaram do workshop. “Temos interesse em saber sobre recursos e detalhes sobre a elaboração de projeto na área de inovação”, contaram Gabriel Silva, aluno da pós-graduação do departamento de eletrônica da UFPE, e Rodrigo Brennand, analista da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que pretendem abrir empresa na área de tecnologia da informação.