Adolfo Lopes foi candidato a prefeito e mesmo diante de duas candidaturas polarizadas, Luiz Carlos e Zé da Luz, conseguiu passar sua mensagem e obter uma votação expressiva. É bom lembrar que Adolfo também teve o apoio do PT de Lula. Saiu da campanha mais forte do que entrou, ao contrário da campanha anterior quando desistiu no meio do caminho daquele projeto do PV em Garanhuns.
Para a eleição de 2012 muita coisa ainda vai acontecer, mas elas começam a acontecer agora. Em um post anterior que suscitou muitos comentários já antecipei uma possibilidade real de Fernando Ferro pensar na ideia de buscar o Palácio Celso Galvão. É claro que muitos nomes ainda irão surgir, mas estamos no momento quando se começa a buscar viabilidades, pois a discussão já bate na porta.
Agora acabo de receber um comentário aqui no blog que aponta que o empresário Adolfo Lopes poderia ter o apoio de Izaías Régis em uma possível candidatura. Eu ainda não tinha pensado nisso, mas não deixa de ser uma estratégia política interessante, pois se Garanhuns eleger dois deputados, como acredito, seria um erro de qualquer um deles deixar um adversário sozinho na Assembleia para buscar a prefeitura, e esse pensamento se extende a Zé da Luz e Sivaldo, que deveriam buscar em seus grupos políticos nomes que possam concorrer em condições de chegar. Para Sivaldo é mais fácil, pois se Silvino regularizar sua situação se torna o candidato natural. E para Izaías? Deixaria a Assembleia para candidatar-se a prefeito? É claro que é melhor ser prefeito de Garanhuns que deputado estadual, mas tem ele essa eleição garantida? Bem, esse comentário no blog dá margem a esta conclusão.
Creio que Izaías se eleja deputado e ainda mais, acho muito difícil continuar por mais dois anos o acordo político/administrativo com o prefeito Luiz Carlos, devido os interesses daqui pra frente serem distintos. Portanto tem lógica que Izaías possa apoiar alguém de fora do grupo atual do prefeito e que possa procurar esse nome na esfera municipal. Se é Adolfo ainda é cedo para se saber...
.
Fica uma expectativa para a indicação do prefeito Luiz Carlos do candidato à sua sucessão, mas acredito que ele somente definirá próximo à eleição.
.
Ainda vou falar sobre a repercussão do nome de Fernando Ferro. Mas isso será em outro post.
.
Fui cobrado porque não noticiei caminhadas e ações de campanha de Izaías. Não fiz isso dele nem fiz de ninguém. Resolvi não fazer do blog uma agenda da movimentação política e noticiar apenas o extra-ordinário, dando ênfase a opinião.
.
Sempre defendi o voto nos candidatos que tenham compromisso com Garanhuns. Mas cabe a cada um saber quem são, pois os critérios são subjetivos. Um candidato lá de Recife que tenha compromisso com a educação do estado, consequentemente tem compromisso com nossa gente que trabalha na educação. Na saúde, cultura, segurança também é assim.
Mas preferiria neste momento um comprometimento físico/natural com Garanhuns e região. Vejam as outras regiões do estado como estão se desenvolvendo e muito disso vem da força política local, pela representatividade. Mas nossos políticos têm que dar sua contrapartida de trabalho pelo desenvolvimento e moralizar a atual conjuntura política local.
.
Recebi vários e-mails cobrando divulgar a lista dos ficha-suja, isso porque o nome de Zé da Luz está incluído. Vejam bem, já divulgamos cada passo do cortejo jurídico do candidato, mais uma vez não vamos fazer "campanha" no blog. Acho até que Zé da Luz está feito massa de pão, quanto mais batem no homem, mais ele cresce. Acho que muita, mas muita gente mesmo, está votando em Zé mesmo sabendo que ele pode não ser empossado depois. Mas mesmo que seja derrotado depois, aos olhos de Ana Arraes e do governador, ele será um vencedor. É o que ele e seu grupo querem! E ainda terá mais uma vez conquistado um enorme contingente eleitoral na cidade. Por isso não desistiu!
.
Sivaldo continua crescendo, pois aproveitando os problemas das outras candidaturas, está fazendo uma campanha enfatizada no novo. Não tem a quantidade de votos de Izaías e Zé da Luz, mas pela coligação precisa, segundo ele, de 20 mil votos. Eu diria um pouco mais. Sérgio Guerra e Raul Jungmann sabem que precisam renovar suas lideranças no interior do estado. Muita gente acredita que o PPS e o PSDB podem integrar a base do governo estadual depois das eleições. Eu também acredito, como imagino que o governo também sofrerá saídas de nomes que buscarão outros horizontes visando 2012 e 2014, no choque de interesses de tantos, tantos, tantos aliados.
.
Acho importante que Garanhuns aumente sua representatividade e acho que ela acontecerá. Um critério de conhecer quem são políticos locais talvez seja pelas suas influências no cotidiano da cidade. Tendo dois ou mais deputados vamos ter uma "saudável" disputa para ver quem faz mais e melhor. É o que faz caminhar o desenvolvimento. Vejam em Petrolina, o prefeito É Julio Lóssio do PMDB, mas a oposição é importante no estado, vide Fernando Bezerra Coelho. Em Caruaru o prefeito é Zé Queiroz, mas Tony Gel tem uma força impressionante e sai eleito deputado só com os votos da Capital do Forró.
É isto que estamos precisando, fortalecer nossos representantes, mas eles têm que ouvir o povo e fazer política com respeito e determinação.
.
Pra federal também devemos pensar assim!
.
Direi ao final de tudo que Garanhuns precisa discutir projetos e não nomes agora... Mas é muito bom discutir nomes, é o que faz todo mundo quando vai se aproximando de cada eleição!
.