Argumentando não ter recursos suficientes para sua realização nos moldes de anos anteriores, o prefeito Luiz Carlos resolveu não fazer o "Natal dos Sonhos". A afirmação se deu na Rádio Marano em entrevista ao radialista Luciano André. A não realização do evento significativo do final de ano gerou rapidamente uma repercussão negativa da cidade e acabou por provocar nova onda de críticas à administração municipal.
Como a CDL se encontra sem recursos próprios para realizar a mesma campanha do ano passado quando realizou sorteios de carros e motos (campanha caríssima), ficaremos com uma sensação de vazio neste fim de ano no centro da cidade.
Fico com a impressão que muitos comerciantes de Garanhuns ainda não compreenderam a importância de mobilizar a cidade para o final de ano, muitos ainda nem despertaram para se associar a CDL e fortalecer a categoria. Esse problema se vê também durante o Festival de Inverno, quando não vemos nem vitrines que façam referência ao grande evento. Lembro que no ano passado alguns lojistas até não davam o cupom para os sorteios para não ter que pedir mais na própria CDL.
O prefeito Luiz Carlos, na entrevista, afirmou que fará algumas intervenções no Parque Euclides Dourado, que mais uma vez receberá as festividades, principalmente para a criançada.
Como poderão verificar, já há alguns dias que nossa matéria do ano passado sobre o Natal dos Sonhos consta da relação das mais acessadas através do google, isto quer dizer que as pessoas estão procurando informações a respeito.
O Natal dos Sonhos se tornou uma atração regional e tradicional em Garanhuns, que casada com uma programação cultural/religiosa dava o clima natalino ao mês de dezembro.
Em 2008 tivemos como complemento da decoração aquele trabalho de artesãos que regionalizou a história do nascimento de Jesus Cristo, elogiada por alguns e criticada pela maioria. As enormes estrelas coloridas iluminadas também foram uma marca daquela decoração.
Em 2009 tivemos uma decoração que utilizou material reciclado em nossa decoração e não deu para fazer tudo que estava planejado no projeto. Infelizmente.
As principais praças foram ornamentadas com decorações feitas por artesãos de Garanhuns que contaram com apoio de várias empresas e coordenação do projeto AESGA Recicla, e ao final a população se deu por satisfeita, mas ainda não foi o que se esperava.
Lembro que o ex-prefeito Silvino tinha uma marca na decoração, ao mesmo tempo simples mas de um impacto final muito bonito. Todas as árvores eram serpentinadas com luzes de baixo até a meia altura, do centro da cidade em direção ao Relógio das Flores.
Vai uma sugestão que sempre quis ver em nossa cidade, e parece que por aqui é mais fácil opinar: Iluminar todos os prédios históricos de Garanhuns, públicos ou privados, e criar um roteiro de apresentações de corais, inclusive trazendo de outras cidades.
Imaginem uma iluminação especial no Mosteiro, Seminário, Diocesano, Santa Sofia, Centro Cultural, Rádio Jornal, 9º BPM (Monte Sinai), Tavares Correia, AGA, Prefeitura, Praça Souto Filho, Praça João Pessoa, Mãe Rainha, Catedral de Santo Antonio, Ig. Nsa. Sra. Perpétuo Socorro, Colégio XV de Novembro, etc.
E corais se apresentando em locais inusitados como a sacada do Centro Cultural ou suas escadarias, a exemplo do que foi feito no ano passado com as janelas da Prefeitura pelo Coral de Igreja Batista. No outro dia teríamos um coral no Pau-Pombo ou nos jardins do Seminário de São José. E por aí vai.
Fico triste de não ver nada significativo neste final de ano. Vamos ver o que podemos fazer!