terça-feira, 24 de maio de 2016

Rádio Jornal de Garanhuns comemora 65 Anos com festa



Lembro de minha vó escutando as serestas de Zezé Marcolino e o programa de Nelson Gonçalves apresentado pelo professor José Inácio Rodrigues. Também, acordava cedo e ouvia as toadas de Iran Pessoa, e emendava com as notícias de seu Aluizio. Um dos primeiros presentes que minha vó me deu foi um rádio, e lembro que quando a Rádio Difusora saía do ar, à meia-noite, no mesmo dial pegava a Rádio Sociedade da Bahia, com certa qualidade no bairro de Heliópolis.

Meu avô, alvirrubro, sempre acompanhou os jogos do seu time pelo rádio. A resenha diária da tarde era sagrada, tirava um cochilo enquanto ouvia os comentários do cronistas esportivos. Não lembro de tê-lo visto algum dia ir aos Aflitos. Porém, mais que alvirrubro, ele era setembrino. No Gigante do Agreste ou no rádio, sempre buscou informações do alviverde. O rádio, e principalmente a Rádio Difusora, era trilha sonora cotidiana das nossas vidas.

Tenho certeza que todos têm histórias para contar relacionadas à mais antiga rádio do interior de Pernambuco.

O tempo passou, talvez o romantismo de então não exista mais no mundo moderno de internet e mídias sociais, mas a comunicação através das ondas de rádio continuam com imensa importância social.

Há décadas a Ronda Policial é fonte de informação para Garanhuns e região. E aí, dá saudade do padrinho Aluísio Alves.

A rádio deve sempre reconhecer a importância histórica de comunicadores, gestores e funcionários que passaram por ali, construindo a empresa tão respeitada na região. Gente como Solon Gomes, José Cardoso, Galego, Arlete, Carlão, Roberto e Ricardo Sampaio, Marcos Cardoso, Carlinhos, Gerson Lima, Jonas Lira, Ivo de Sousa, Rossini Moura, Aguinaldo Barros, Humberto de Moraes, Geraldo Silva, Rosa Maria, José Marcos Leite, Zé Inácio, Lenildo Ramos, Gláucio Costa, ... (citaria outros tantos)

Quantos grandes profissionais usaram aqueles microfones, e quantos jovens iniciaram ali carreiras de muito sucesso na comunicação. Só para falar dos mais jovens, Aldo Vilela e Aroldo Costa, ícones da radiofonia pernambucana, começaram aqui.

Hoje a Rádio Jornal tem a voz dos jovens Eduardo Peixoto, Ariston Brito e Samara Pontes, a mais recente contratação. Já são profissionais experientes, e representam muito bem a nossa comunicação, com alegria e responsabilidade!

E a Rádio Jornal se faz por tanta gente, inclusive os que não usam o microfone, mas que têm uma importância fundamental para se fazer uma rádio comercial e com tanta audiência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.