segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB de Eduardo Campos passa PMDB, PSDB e PT, e é agora o partido com mais prefeitos de capitais pelo Brasil

http://eleicoes.uol.com.br/


Com as vitórias no segundo turno de Roberto Claudio, em Fortaleza, Mauro Mendes, em Cuiabá, e Mauro Nazif, em Porto Velho, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) passou a ser o partido que governará o maior número de capitais no país, tomando o posto do PMDB e do PT, que empatavam em número de municípios liderados.
Os dados consideram o partido do prefeito eleito quando ocorreu a disputa. Se o vice assumiu o posto ou houve troca de partido, essa mudança não foi considerada.
Além das três cidades nas quais triunfou neste domingo, os socialistas saíram vitoriosos no primeiro turno em Belo Horizonte, com Marcio Lacerda, e Recife, com Geraldo Julio, totalizando cinco capitais.
Essas vitórias e a liderança nos núcleos dos Estados conquistados aumentam o cacife do presidente do partido, Eduardo Campos, que passou a ser visto como uma possibilidade para a disputa nacional, em 2014.
De quebra, Campos rompeu a aliança histórica com o PT em Recife, e aproximou-se do provável presidenciável Aécio Neves, que fez campanha para o PSB em diversas cidades. Na semana passada, o senador mineiro chegou a afirmar que pediu mais votos para o PSB do que para o PSDB durante as eleições deste ano.
Entre outros candidatos, o prefeito reeleito em Belo Horizonte contava com o apoio do senador mineiro.
Já o PMDB, que hoje governa seis capitais --Salvador, Goiânia, Campo GrandeRio de JaneiroPorto Alegre e Florianópolis--, a partir de 2013 estará no comando apenas na capital fluminense, com Eduardo Paes, reeleito, e em Boa Vista, com Teresa Surita.
O PT governará quatro capitais --São PauloJoão PessoaRio Branco e Goiânia-- ante as seis atuais –Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho, Palmas e Rio Branco. Em 2004, o PT era o partido à frente de mais capitais, nove, no total.
Se, por um lado, o partido da presidente Dilma perdeu cidades importantes, por outro voltou ao comando da capital paulista, o maior colégio eleitoral do país, após oito anos.
O PSDB também governará o mesmo número de capitais que seu maior rival. Com o comando em Maceió, BelémManaus e Teresina, manteve-se estável em relação às últimas eleições.

DESTAQUES DO BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.