Publicado originalmente em 14 de abril de 2014, quando a Câmara Municipal de Garanhuns resgatou os diplomas de vereadores e suplentes cassados em 1964. Esta republicação é uma homenagem a Ayrton Diógenes Ivo Ubirajara, falecido nesta segunda-feira (22), na capital pernambucana, onde estava internado.
A sessão solene de entrega dos diplomas foi iniciativa do então presidente da Cas Legislativa, Audálio Machado Filho, cujo pai é amigo de longas datas de tio Ayrton. Sobre seu falecimento, Audálio lembrou em nosso grupo do Whatsapp que Ayrton foi líder estudantil aqui nos anos 60, depois funcionário no Banco Econômico e BNB, quando chegou 64, ele era suplente de vereador, perdeu o emprego e teve o diploma de suplente cassado. Anos depois, com a anistia, foi reintegrado e aposentado pelo Banco do Nordeste. "Como presidente da Câmara, em 2014, junto com a Comissão da Verdade Estadual, devolvemos os diplomas dos suplentes cassados em 1964" - disse Audálio.
Ayrton Diógenes é casado com Wilsonita, irmã de Wilcenira (minha sogra) e Wildeny, mãe de Sivaldo, Johny, Sandra, e outros tantos irmãos. Deixa esposa, o filho José Aracy (Tota), netos e um mundo de amigos. Deputado, Sivaldo comunicou o falecimento a amigos e está levando a mensagem à ALEPE, para devidas homenagens.
Infelizmente da postagem original o blog só resgatou esta foto, onde a família representa tio Ayrton na solenidade da Câmara, mas que ilustra com boa representação aquele momento.
Familiares recebem Diplomação de Ayrton Diógenes |
Diversas instituições prestigiaram o grande momento histórico na Câmara de Garanhuns. OAB/PE Subceccional Garanhuns, Procuradoria do Município, Instituto Garanhuns, Comissão da Verdade Dom Helder Camara, Poder Executivo Municipal, através do Secretário Pedro Passos, além de familiares dos vereadores cassados, e que receberam, simbolicamente, seus direitos políticos na sessão especial desta sexta-feira, 50 anos depois.
A Comissão Estadual da Verdade Dom Helder Câmara esteve presente, com o Dr. Manoel Moraes, Nadja Brayner e Joelma Gusmão.
Dr. Manoel Moraes, afirmou: "O Direito à Memória e à Verdade não é apenas para as vítimas, é de todos, e até transgeracional. Por isto a Comissão está aqui. E registramos que nesta Casa aconteceu a primeira Audiência Pública da Comissão estadual, no ano passado. E pelo que sabemos, acontece agora o primeiro momento em uma Câmara Municipal, que deve servir de exemplo paa o país". Dr. Moraes registrou também que infelizmente, devido problemas de saúde, o presidente Fernando Coelho, da CEV Dom Helder Câmara, não pode estar presente.
Dr. Ivan Rodrigues: "Este evento tem importância na medida que adverte a esta e as futuras gerações, para que se trate com zelo e com todo cuidado a democracia".
Vários parentes receberam os diplomas dos suplentes cassados, com destaque para a família de Ayrton Diógenes Ivo Ubirajara. Além dele, foram também registrados os Diplomas de José Calado dos Santos, Pedro Rodrigues de Souza, João Barreto Filho, Edson de Araújo , João Gonçalves da Silva e José Vieira de Azevedo (José Brechó).