segunda-feira, 1 de setembro de 2014

QUEM GANHOU O DEBATE DO SBT? Assista!


DEBATE NO SBT: Assista aqui!


Acabou agora a pouco o Debate entre os candidatos a presidente realizado pelo SBT, nesta segunda-feira, 01/09. Estavam lá Dilma, Marina, Aécio, Levy, Eduardo Jorge, Luciana e Everaldo.

O horário, começo de noite, foi ruim para quem trabalha. A própria TV mostrou uma reportagem das pessoas assistindo em lanchonetes. Por isto, creio que a repercussão será menor que o anterior, realizado pela Band. Pense quantas pessoas estavam no trânsito das grandes cidades do país, por volta das 18h.

Senti uma polarização entre Dilma e Marina, ocasionada pelas pesquisa Ibope que mostrou o empate entre as candidatas. Aécio, talvez por isto, estava mais light em relação a Marina, como já havia postado aqui no blog que poderia acontecer, para facilitar um futuro entendimento em um provável segundo turno. O senador mineiro preferiu bater no atual governo, e consequentemente em Dilma, e apresentar-se como a mudança confiável.

Entre os candidatos de partidos menores, novamente gostei mais de Eduardo Jorge, tem mais coerência. Luciana Genro também tem conteúdo, mas defende a esquerda utópica. O candidato do PV parece sempre o mais tranquilo, e não tem uma preocupação exagerada com a imagem, nem leva frases feitas, parecendo mais natural. Talvez por isto seja do Partido Verde.

O Pastor Everaldo é muito superficial, vale-se somente da condição religiosa, sem aprofundar nada. Hoje foi pior. Revelou que está no terceiro casamento, e sua segunda mulher moveu um processo contra ele por agressão. Até o Levy Fidelix tem mais coerência que o Everaldo, mas hoje estava com raiva. Provavelmente porque um jornalista perguntou se o seu PRTB é uma legenda de aluguel.

Mas a briga boa mesmo aconteceu entre Marina e Dilma. Uma sempre perguntou para a outra, quando o debate permitia. Dilma tentou mostrar que Marina usa frases feitas e que não diz como vai cumprir suas promessas. Marina questionou o governo e diz que Dilma vai entregar o país pior que recebeu. Marina foi citada por ter apoio de herdeiros do Itáu, que devem ao governo. Dilma teve que responder sobre escândalos com  a Petrobras.

Quem ganhou o debate? Está cada vez mais difícil responder esta pergunta. Aliás, o debate engessado em tempo e com excesso de candidatos que não vão governar o país, impediu que ouvíssemos melhor aqueles que de fato têm chance, e portanto, suas ideias serão postas em prática.

No começo do debate, Dilma reconheceu estar nervosa, tem dificuldade em formular as frases e fazer suas defesas. Marina já foi mais questionada, e Luciana Genro aproximou a candidata ao PSDB, como uma sub-opção.

Como dissemos, o debate polarizou, assim como caminha a campanha.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.