Quando foi anunciar o aumento dos professores do município, o prefeito Izaías Régis ironizou o Governo do Estado (relembre aqui), dizendo: "“Para nós é um esforço muito grande dar esse reajuste, que mesmo sendo o preconizado pelo Governo Federal, a maioria das prefeituras e o próprio Estado de Pernambuco ainda não vem cumprindo. Mas acreditamos que educação é algo fundamental e aqui em Garanhuns o piso será pago ao professor”, pontuou o Prefeito Izaías Régis." Mas parece que a história não é bem assim. Assim como no estado, o aumento não foi linear, e...
Os professores de Garanhuns ficaram furiosos e estão ameaçando greve. Nesta quinta-feira teve mobilização, iniciando com reunião no Centro Cultural e depois manifestação na frente da Prefeitura para cobrar o que o próprio prefeito já havia anunciado, o aumento linear para todos.
O Blog de Carlos Eugênio trouxe uma reportagem especial sobre a mobilização. Confira:
"De acordo com dados do SINSEMUG, um grupo de 400 professores participou na manhã de hoje, dia 30, de uma manifestação defronte à sede da Prefeitura de Garanhuns. Eles reivindicam o reajuste linear de 13,01% em seus salários, já que segundo a Categoria, o Governo Municipal concedeu aumentos menores do que o estabelecido em Lei, tendo alguns professores recebido apenas 0,89% de reajuste em seus salários.
O Movimento teve inicio no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, onde foi debatida pauta de reivindicações, que teve entre outros itens: o aumento linear 13,01%; a mudança na concessão do Abono educador; eleição para gestores das Escolas Municipais; estatuto do servidor; insalubridade dos serviços gerais da Educação; segurança nas escolas e melhores condições de trabalho.
Com faixas, apitos, cartazes e utilizando carro-de-som, os Professores seguiram em direção à sede da Prefeitura, onde reivindicaram uma audiência com o Prefeito Izaías Régis (PTB). “Fomos ignorados!. Não veio sequer um Secretário para tratar com os professores”, informou uma Educadora ao Blog.
Para continuar lendo: Blog de Carlos Eugênio
Imagens: Lincoln Cardoso/Divulgação