Diante do protesto realizado na quinta-feira (02), pelos pais e representantes dos alunos da Escola Municipal Abílio Camilo Valença, a Prefeitura de Garanhuns enviou o secretário de Governo e Articulação Política e Ouvidoria, Mewitton Araújo, para conversar com a comunidade do Sítio Papa Terra.
A Secretaria de Educação havia resolvido fechar a escola e mandar os alunos para estudar em outra, distante oito quilômetros, utilizando o transporte escolar. O assunto virou polêmica, e assunto do Pé de Conversa de Marcos Cardoso e Gláucio Costa, que teve a participação de pais de alunos, inconformados com o fechamento da escola.
Os pais alegaram problemas como a distância entre as escolas, mesmo diante da disponibilidade do ônibus escolar; e a baixa idade das crianças do Ensino Infantil I e II.
A solução encontrada foi a seguinte: Os alunos do 4º e 5º anos serão transferidos para a Escola Oscar Francisco, segundo a prefeitura, com melhores condições de acolhimento e estrutura, enquanto os dos 1º e 2º anos (turno da manhã), e os do 3º ano e Infantil I e II (turno da tarde) permanecem na Escola Municipal Abílio Camilo Valença, atendendo ao pedido da comunidade.
"A intenção da Secretaria de Educação com a mudança era disponibilizar uma melhor estrutura para o ensino e aprendizagem dos alunos. A Secretaria de Educação de Garanhuns informa que permanece à disposição para qualquer diálogo e/ou esclarecimento sobre as demandas das escolas do município."
Podia ter dialogado antes. Valeu pela manifestação popular.
Fotos: Camila Juliette - Secom/PMG