sábado, 4 de março de 2017

A atuação nacional de Fernando Bezerra Coelho de olho em 2022

Paulo Câmara e o Clã Coelho, Fernando Filho (Ministro), Miguel (Prefeito de Petrolina) e FBC

Senador da República com mandato até 2022, Fernando Bezerra Coelho foi ministro de Dilma, e atualmente defende a adesão do PSB nacional ao Governo Temer, onde tem seu filho, também Fernando Bezerra, Ministro de Minas e Energia. Outro filho do senador, Miguel Coelho, elegeu-se prefeito de Petrolina, principal reduto eleitoral da família. E em 2018, outro filho, Antônio Coelho, de apenas 19 anos, deve disputar o mandato de deputado estadual. 

Assim como Armando Monteiro, Fernando Bezerra não esconde o sonho de governar Pernambuco. A disputa em 2014 não foi possível, pois Eduardo Campos escolheu Paulo Câmara para ser seu candidato. Armando quando sentiu que não teria apoio de Eduardo, rompeu e liderou a oposição. Fernando preferiu esperar e se cacifar, elegeu-se senador e não deixou o PSB. Mas ficou em vias opostas ao grupo do governador Paulo Câmara, ora mais próximos, ora mais afastados. Atualmente parecem estar mais afastados.

O PSB nacional tem dois blocos políticos neste momento, um defende a independência do partido diante o Governo Temer, e o outro defende o apoio irrestrito. Paulo é um dos líderes da independência, Fernando, um dos líderes da aliança.

Os grupos têm se confrontado nos últimos tempos, e Fernando, aliado a setores do PSB do sudeste, têm conseguido vitórias, como a de Tereza Cristina sobre Tadeu Alencar pela liderança do partido na Câmara dos Deputados. 

Este ano tem eleição nacional para a sucessão de Carlos Siqueira, que tem ligações estreitas com o PSB de Pernambuco, pois foi secretário de Eduardo Campos, que foi presidente do partido desde a morte de Arraes. A continuar como está, o bate-chapa deve ser inevitável, e o time que Fernando está defendendo passa a ser o favorito para ganhar a eleição interna, com o apoio do Governo Temer, que atrairia o partido para sua base.

Paulo Câmara é candidato à reeleição em 2018, mas Fernando Bezerra já se coloca como candidato natural para 2022, buscando ganhar por cima a disputa estadual. Se depender do PSB de Paulo Câmara, o candidato preferencial seria Geraldo Júlio, prefeito do Recife, ou outro do grupo mais próximo da família Campos, que domina o partido no estado há décadas.

Será que Fernando romperia para ser candidato já em 2018, aliando-se a Armando Monteiro, João Lyra, Bruno Araújo e Mendoncinha? Muito difícil, mas em política com suas mudanças de lados, tudo é possível.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.