terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Saúde da População do Campo / Residentes da V GERES falam do aprendizado profissional




Carolina Veras é Fisioterapeuta Residente em Saúde da Família com Ênfase no Campo e está encerrando este momento de crescimento profissional na V Gerência Regional de Saúde (V GERES), em Garanhuns. Sua vontade, desde sua inscrição na seleção aberta pelo Governo do Estado, assim como de mais dois colegas, seria realizar a residência em rodízio opcional, nesta regional, e assim fizeram no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, é de grande relevância a escolha de campo de estágio na V GERES, considerando a importância que o residente tem dado à gestão no SUS, conhecendo e dominando os fluxos e a Rede de Atenção à Saúde. "Esta regional oferta um campo de trabalho, de experiências e de desenvolvimento já reconhecido pelos jovens profissionais que buscam a V GERES. São instituições parceiras que assumem este compromisso com os residentes, que têm colhido muito aprendizado. Recebê-los é motivo de orgulho e de muita responsabilidade em suas formações" - afirma a gestora.

O texto abaixo é assinado por Carolina Veras, e registra fielmente este trabalho coroado de tanto êxito. Vale muito a leitura, principalmente para quem defende o SUS - Sistema Único de Saúde, para muita gente, única alternativa de serviços de saúde.

"A Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo e o estágio optativo na V GERES.

O Programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo - RMSFC surgiu em 2015 com o objetivo de atender as demandas relacionadas ao direito à saúde para as populações do contexto rural que tiveram, historicamente, seus direitos negados. Orientando-se pelos princípios da Política Nacional de Saúde Integral Populações do Campo Florestas e Água (PNSIPCFA) e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), a RMSFC se consolida por meio de uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE), o Coletivo Grão de Saúde no Campo, Movimento Quilombola da Região de Garanhuns e o Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desenvolvendo seus trabalhos nos territórios quilombolas do município de Garanhuns e em áreas de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária, no município de Caruaru.

Nesse sentido, residentes da RMSFC escolheram realizar o estágio optativo na V Gerência Regional de Saúde (V GERES) devido a importância de experienciar o trabalho na gestão com o intuito de entender melhor a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), os instrumentos utilizados para o planejamento no SUS, o fluxo existente na regulação para exames de alta complexidade, as pactuações intergestores quanto às definições de metas dos municípios e os entraves enfrentados na atenção à saúde à nível regional. 

O estágio permite compreender melhor a importância da alimentação dos sistemas de informação para que a gestão planeje e execute ações baseado nas realidades dos municípios, além de promover aproximação com programas relevantes para a sociedade, como o Mãe Coruja, o Programa Nacional de Imunização, assim como, com os trabalhos desenvolvidos pela vigilância em saúde e educação permanente, permitindo que o residente amplie seus horizontes quanto ao universo do gerenciamento de todas as ações e serviços prestados pelo SUS em âmbito regional, acessando informações muitas vezes desconhecidas pelo profissional que está na ponta do serviço sem a compreensão da totalidade sobre o processo organizativo do SUS.

Carolina Veras
Fisioterapeuta Residente em Saúde da Família com Ênfase no Campo
Fevereiro, 2019
"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.