segunda-feira, 8 de julho de 2019

GARANHUNS / Funase e Senai inserem 50 jovens em curso ligado à construção civil

Com a formação como aplicadores de revestimento cerâmico, socioeducandos estarão habilitados a atuar em edificações de todos os portes



A área de construção civil, a segunda mais demandada por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Estado, é o foco do curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, que começou a ser ofertado neste mês no Case/Cenip Garanhuns, no Agreste. Cinquenta adolescentes e jovens, divididos em turmas pela manhã e à tarde, estão participando da formação profissionalizante na unidade, que é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A realização do curso foi possível graças a uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE).

O conteúdo será ministrado ao longo de 160 horas/aula, abrangendo, entre outros itens, cálculo de áreas e perímetro, leitura de projetos arquitetônicos, transporte e estocagem de materiais, conceitos de revestimento, emprego de argamassas e acabamentos. No fim do curso, os alunos estarão habilitados a atuar em construções de pequeno, médio e grande portes, realizando aplicações de revestimentos cerâmicos conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e meio ambiente, segundo o Senai.

“Os meninos estão tendo uma receptividade muito boa com o curso, que acontece de segunda a sexta e deve durar 45 dias. É uma rotina intensiva de aulas e isso tem um impacto positivo. E o conteúdo em si, voltado à construção civil, é referente a uma área que sempre tem demanda. Essa combinação tem sido importante para o sucesso da ação. Nosso compromisso é justamente este: que o aluno saia da Funase com alguma perspectiva de profissão”, afirma o coordenador geral do Case/Cenip Garanhuns, Joaci Laurindo.

Outras unidades da Funase também têm sido atendidas pela parceria com o Senai. No Case Caruaru, por exemplo, 50 adolescentes e jovens estão participando do curso de Eletricidade Predial de Baixa Tensão. O mesmo conteúdo está sendo ofertado a outros 50 socioeducandos do Case/Cenip Arcoverde e a 50 do Case Pirapama. Já no Case Cabo de Santo Agostinho, 25 internos foram inseridos no curso de Panificação, e outra turma de igual número de alunos terá início assim que a primeira for concluída.

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, responsável pela articulação dessa parceria, o início de mais essas turmas em Garanhuns mostra a alta qualidade e a abrangência da oferta de cursos profissionalizantes na instituição, tanto em número e localização das unidades, como em quantitativo de alunos. “Estamos falando de cursos caros, altamente procurados nas escolas do Senai e com grande trabalhabilidade. São cursos que os nossos adolescentes e jovens nunca tiveram a chance de fazer e que agora, na Funase, estão tendo a possibilidade de alcançar”, valoriza.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.