terça-feira, 1 de junho de 2021

Covid: Copa América transforma Brasil em bomba-relógio para 3ª onda




Não tem testagem em massa para a covid, nem vacinação acelerada, nem vacinas sufientes. Tem mortes em número bem alto e novas variantes. Pelo jeito, também vai ter Copa? Copa América, a partir de 13 junho.

O evento deve se transformar em uma verdadeira bomba-relógio para que essa nova onda chegue de forma mais rápida, transmissível e letal, segundo especialistas ouvidos pela repórter Carolina Marins.

Pode-se dizer que ia ter na Argentina. Mas eles foram sensatos e decidiram passar a vez, devido ao agravamento dos casos. Não estamos nada melhor que a Argentina em questão de pandemia.

Se rolar a competição aqui, entrarão no Brasil atletas de Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela, que deverão circular ao menos em Brasília e por estádios do Nordeste. Além disso, a organização quer realizar as partidas finais em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados com alguns dos piores índices do país.

Do ponto de vista epidemiológico, aumenta muito o risco de a gente ter mais cepas, mais pessoas infectadas, até pessoas mais jovens infectadas.

As variantes são outro problema. O país abre as portas para o aparecimento de várias cepas ou até para a propagação de outras. Mais de 30 países das Américas já registraram a circulação de ao menos uma das quatro variantes de preocupação do mundo.

As medidas de "sedes bolhas", jogos sem público e vacinação das comissões técnicas não impedem a transmissão.

E ainda corremos o risco de ver cenas lamentáveis de jogadores flagrados desrespeitando a concentração e frequentando festas clandestinas.

UOL

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.