quinta-feira, 11 de março de 2010

Está no JC - Garanhuns atrai com religião e lazer


Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, é uma das cidades do Agreste mais lembradas pelos pernambucanos quando se pensa em fugir do calor, das praias ou da confusão do Recife. Por causa do friozinho de montanha, que deixa os termômetros na marca dos 21° C (podendo chegar a nove no inverno), e da boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, ela é escolhida para abrigar eventos importantes já consolidados no calendário turístico do Estado, como os Festivais de Inverno e de Jazz.
A temperatura amena se deve à localização, no Planalto Meridional, 842 metros acima do nível do mar, sobre uma reserva hidromineral. Daí a variedade de fontes de água mineral da região.
Na Semana Santa, a cidade também tem seu tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há uma década. Batizado de Jesus alegria dos homens, ele é considerado o segundo maior evento do tipo no Estado.
A temporada de 2010 será de 31 de março a 3 de abril, sempre às 19h. O elenco reúne 230 atores e figurantes, que se apresentam durante uma hora e 45 minutos.
Mesmo com tanto capricho, ainda é difícil concorrer com a vizinha Fazenda Nova. “Nossa montagem ainda não tem poder de atração turística, mas ela tem um forte apelo cultural na cidade e nos municípios vizinhos, que sempre prestigiam a apresentação, lotando os três mil lugares disponíveis”, declara a secretária de Turismo do município, Gabriela Valença. Segundo ela, o turista vem mais nessa época do ano atrás de descanso e lazer. A ocupação hoteleira esperada é de 60%.
Por falar em cultura, é no Centro Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na antiga Estação Ferroviária, que ocorrem peças de teatro e exposições de arte. O espaço abriga ainda sala de história da imprensa, museu e casa do artesão.
Garanhuns chama atenção também pelos belos parques e praças. É justamente numa dessas praças, a Tavares Correia, que está localizado o cartão-postal da cidade, o Relógio das Flores. Entre os parques, destaque para o Euclides Dourado, onde acontecem os shows do Festival de Inverno, com oito hectares de eucalipto. Já o Ruber van der Linden tem flores raras, lagos e fontes de água.
Para quem curte cachoeira, a de Inhumas possui três quedas-d’água, entre um e 15 metros de altura. Na parte de cima, o atrativo são as piscinas naturais.
A religiosidade também tem seus monumentos. É o caso da Igreja do Timbó, construída no século 18 e a mais antiga da cidade. Mais moderno, o Mosteiro de São Bento, de 1940, remete aos mosteiros beneditinos.
O destaque do templo vai para os vitrais e painéis que retratam o Apocalipse. No lugar, que forma monges e fabrica hóstias, o visitante pode comprar sírios, pinturas e licores artesanais.
Na cidade está instalado ainda um dos 21 Santuários da Mãe Rainha de Schoenstatt, espalhados pelo Brasil. O de Garanhuns foi inaugurado em 2004. Olinda e Salvador são outras cidades que possuem espaços erguidos à santa. O local recebe peregrinos diariamente, vindos da capital ou de Estados vizinhos.
Outro ponto do turismo religioso no município é o Cristo do Magano. Trata-se de uma imagem do Cristo crucificado, com quatro metros de altura, situado a 1.030 metros de altitude. É exatamente neste monumento que é encenado Jesus alegria dos homens. (C.B.)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.