quarta-feira, 31 de março de 2010

FBC fica no governo e a chapa está pronta

De todas as mudanças anunciadas pelo governador Eduardo Campos no secretariado nesta quarta-feira, a maior repercussão não foi uma mudança, foi uma permanência. Fernando Bezerra Coelho, secretário de desenvolvimento econômico e presidente de SUAPE não foi desincompatibilizado para buscar uma candidatura a qualquer coisa em outubro. Sua movimentação nos últimos meses impulsionava seu nome ao senado. Alguns setores do governo defendiam seu nome à vice-governador numa chapa puro sangue do PSB, sabendo-se que o vice receberá o estado por quase um ano. Mas nem mel nem cabaça. Assim, fica lógico entender a chapa que Eduardo proporá na sua convenção. Seria hoje, Eduardo com João Lyra na vice, repetindo a atual, PSB e PDT, e para o senado Armando Monteiro do PTB com a outra sendo do PT, e claro, com cavalos de distâncias na frente, hoje seria Humberto Costa, pela sua aproximação desde a campanha de governador com Eduardo Campos, quando subiu no seu palanque antes mesmo de terminar a contagem dos votos. E a recente absolvição no que se convencionou chamar como "máfia dos vampiros" acabou por dar uma nova projeção ao nome do petista. O seu adversário no partido, o ex-prefeito do Recife João Paulo, não tem maioria no diretório estadual que lhe desse condições ao menos de ir para uma disputa. Perdeu a força também na prefeitura da capital com o distanciamento com o atual prefeito João da Costa (João não mais é João) e se queimou no governo do estado pela forma como deixou o governo Eduardo Campos. Portanto, todos os sinais apontam para o fechamento da chapa governista.
Fernando Bezerra Coelho continua sendo um dos melhores quadros da política pernambucana. Inteligente e prático. Para que aceitasse essa condição de "não-candidato" (para um político é o que existe de mais traumático, não participar com seu nome em uma campanha), deve ter sido seu nome proposto como um dos prováveis ministros de um futuro governo Dilma Roussef, caso esta logre êxito! Pernambuco espera, até porque precisamos de bons representantes no cenário nacional, sempre!
.
Aqui entre a gente: Confesso que estava com saudades de fazer uma análise conjuntural da política pernambucana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.