quarta-feira, 30 de junho de 2010

Felipão e Telê Santana - Os melhores técnicos do Brasil

Fazendo uma leitura rápida do resultado da nossa enquete em que perguntamos quais os melhores técnicos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, de 1970 pra cá, conseguimos ver que nosso e-leitor quer um time que jogue bonito e que seja vencedor. Felipão encarnou isso muito bem em 2002, ainda está fresquinho (!!!) na cabeça do povo e foi um dos responsáveis diretos pelo penta. fOI DISPARADO O MAIS VOTADO!Fez bem em sair e não voltar, coisa que Parreira não conseguiu segurar, deveria ter ficado com a imagem de campeão de 1994. Zagalo também, o velho lobo, técnico do tri em 1970, voltou em 1974 e depois no apagão de 1998. Lazaroni foi o técnico de 1990 e não deixou saudades, fomos desclassificados pela Argentina nas oitavas de final, num jogo em que metemos três bolas na trave e Maradona num contra-ataque em que não levou uma pernada brasileira deixou Caniggia livre pra marcar. Cláudio Coutinho, já falecido, treinou o Brasil invicto de 1978, naquela palhaçada peruana de abrir pra Argentina. Na época não tinha ainda o mata-mata. Empatamos com a Argentina (sempre ela!) e ganhamos do Peru. Daí o Peru abriu pra Argentina. Era ditadura braba por lá! 6 a zero!
E agora tem Dunga. Uma mistura do xerifão Felipão com o retranqueiro Parreira. Descobriu-se que na seleção, o negócio é fechar lá atrás que na frente temos craques de sobra para resolver as partidas. Beleza! Bota nove pra marcar e dois pra fazer gols. A coisa funciona, todo mundo comemora. Joga feio, mas na nova ordem mundial em que a fatura é contada em milhões, as conquistas são imprescindíveis para multiplicar as cifras. Perder é um desastre! Alguém mais cedo ou mais tarde vai descobrir que também se ganha jogando bonito e que assim como nos ensinou o Mestre Telê Santana, no futebol e na vida, vive melhor aquele que compreende a arte! Vejam os sorrisos dos craques e como é ranzinza a cara dos retranqueiros!
Vamos ao nosso resultado:
.
Da Copa do Mundo de 1970 aos dias atuais, quais os melhores técnicos da seleção brasileira?
Felipão 108 (62%)
Telê Santana 81 (46%)

Zagallo 65 (37%)
Parreira 47 (27%)

Dunga 42 (24%)
Cláudio Coutinho 9 (5%)

Lazaroni 7 (4%)
.
Um recado especial ao Mestre Telê, onde estiver, é bom saber que nosso povo apaixonado por futebol não te esqueceu! Obrigado.
Alguns afirmam que Telê era o técnico de uma época de estrelas em nosso futebol, assim ficara fácil trabalhar e montar grandes times, e que mesmo assim perdeu. Eu discordo! Já perdemos copas com times fechados também. 2006 e 1990 são exemplos disso. Eram seleções mais próximas desse estilo Parreira/Dunga, de vários volantes fechando o meio, e também perderam. Ganhar e perder faz parte do jogo. Não se trata de uma escolha simples, jogar feio e fechado e ser campeão. 90% das seleções desta Copa do Mundo jogaram fechadas e com futebol ruim de ver que doía na vista, e no entanto somente uma é campeã. Precisamos acabar urgente com esta baboseira de dizer que perdemos as copas de 82 e 86 porque era futebol-arte, nunca fomos tão brasileiros depois de 1970 quanto naquelas copas. Atualmente o povo comemora as vitórias mas não se enxerga nessas seleções montadas a partir de arsenais de pontapés e barreiras como a muralha da China. Gostamos de um futebol diferente. Aplaudimos o drible e o gol de placa. Lembro que havia olés como o banho de cuia e a bola entre as pernas. Hoje, no máximo, umas pedaladas! Nossos ídolos são os que jogam pra frente e adoramos Pelé e Garrincha. Não lembramos de Mauro Silva e Dunga (uhlalalá, lasquei-me!). Nós gostamos de sorrir, de samba, de carnaval, de forró, mais forró, e bote forró, etc.
Então meus amigos, com essas seleções que o Brasil tá pegando nesta copa, se estamos ganhando, fico imaginando os meninos da Vila metendo a bola onde querem. (Se bem que esta bola...)
E não é nostalgia, não! Nos tempos atuais nós também temos nossas estrelas, a diferença é que Telê convocava e deixava os caras jogar. Hoje, vai quem tromba, e pra fazer direitinho o que o chefe mandou! E olha que Telê sofreu por naquela época estar fechando o time, ou não lembram da pressão que Jô Soares fazia no "Viva o Gordo", toda segunda-feira, com seu bordão na Rede Globo, fazendo o Brasil todinho repetir - "BOTA PONTA TELÊ!"
.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.