quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A culpa é de todos nós

Transcrevo do Blog do Alexandre Marinho.


Ontem, ao mesmo tempo em que lia com tristeza um e-mail do Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente do nosso município (CODEMA), Renato Mattos, prorrogando o prazo para inscrições do concurso escolar sobre educação ambiental, em razão do reduzido número de participantes locais, tentava ajudar minha filha a decorar os nomes dos papas da Idade Média, para passar em sua “prova” de história. É a famosa decoreba - um dos maiores absurdos da educação brasileira. Decoreba de história, de geografia, de ciências...

Ou seja: dois absurdos, duas razões que explicam em parte o por quê de nossa educação ainda ser considerada uma das piores do mundo. O mundo tem mudado radicalmente nos últimos anos, mas os métodos de ensino da educação brasileira continuam os mesmos de 30 ou 40 anos atrás.

Disciplinas transversais como educação ambiental, informática, filosofia e várias outras, que já deveriam ter se tornado disciplinas centrais nos currículos escolares continuam relegadas a terceiro e quarto planos, com os professores ainda sem saber como trabalhar em sala de aula, não apenas estes novos temas, mas também os novos valores, habilidades e conhecimentos, exigidos pela sociedade em que vivemos.

Enquanto essas disciplinas (que deveriam ser centrais) estão à margem do processo de transmissão e construção do conhecimento, estão nossos filhos...
 
Para continuar a leitura, cliquem no link http://blogdoalexandremarinho.blogspot.com/
.
Agora comigo: É impossível não concordar com o Alexandre nesse texto sobre educação e meio ambiente, aliás, Alexandre tem esse poder de nos chamar a atenção sobre determinado tema e se aprofundar nele. Seu blog é leitura obrigatória!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.