sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Escola Técnica Municipal forma novos profissionais


Tem sido cada vez mais difícil encontrar pessoas que trabalhem em determinadas categorias profissionais, como é o caso de pedreiro, eletricista, mecânico, etc.

Pensando nisso, e proporcionando a possobilidade de geração de renda através da capacitação profissional, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem trabalhando junto aos alunos da Escola Técnica Municipal, o desenvolvimento de diversas atividades profissionalizantes.

Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: Marcenaria, Serralharia Industrial, Tornearia Mecânica e Informática Básica. Na Escola são fabricados produtos como: cadeiras, mesas, tendas, barracas, churrasqueiras, berços, janelas, cestos para lixo, brinquedos, vasos para plantas, suportes para vinho, máquinas para a produção de vassouras, de sabão, e para ralar milho; dentre outros produtos. Tudo a partir de material reciclado em madeira, ferro ou plástico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, a Escola recebe jovens de Comunidades carentes, a exemplo da Maçaranduba, Indiano, Parque Fênix, Liberdade, Várzea e Cohab 3, entre outros, que chegam motivados com a oportunidade de se profissionalizar. “Eles têm a história do nosso presidente Lula, como referência de sucesso. E nós oferecemos aulas teóricas aliadas a muita prática para profissionalizá-los e torná-los aptos a entrar no mercado de trabalho”, registra o Secretário.

E como resultado desse trabalho desenvolvido pela Escola Técnica Municipal, recentemente, um grupo de jovens da Escola, formalizou parceria com a Associação Santa Quitéria, que trabalha com a produção de artesanatos em geral e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para a utilização do espaço e equipamentos da Escola, no intuito de produzir peças, que servirão para montagem do próprio negócio. Eles pretendem produzir Abrigos Cobertos para a comercialização de produtos na feira de artesanato, que acontece no Santuário da Mãe Rainha, um dos principais atrativos Turísticos da cidade.

“Essa parceria complementa o curso, tornando-se uma espécie de Pós-Graduação. O que na verdade se configura em um projeto inovador de inclusão de jovens carentes no mercado empreendedor”, declarou Ornilo Lundgren. A Escola Técnica Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8 as 12 horas.
.
Agora comigo: Seria interessante agregar novos cursos para construção civil, como pedreiro e técnicos em eletricidade e parte hidráulica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.