quinta-feira, 11 de março de 2010

O que é o BloggerPE?



Garanhuns estará presente no I BloggerPE. Neste final de semana no Hotel Beach Class em Muro Alto, próximo a Porto de Galinhas, Ipojuca-PE, com patrocínio de SUAPE e realização do portal "O Nordeste", tendo o jornalista Ivan Maurício (foto) como grande idealizador, a comunidade dos Bloggers pernambucanos (como começam a ser chamados os produtores de conteúdos para Blogs, evitando assim o tom pejorativo "blogueiro") estará reunida pela primeira vez para discussão dessa nova ferramenta da comunicação que está impactando a forma de se trabalhar a informação. Muitos assuntos poderão ser discutidos como exemplos: as questões jurídica e profissional; como pode ser a publicidade, criando uma receita que viabilize e possa deixar sempre o blog independente; os blogs e as eleições e; como organizar esta nova categoria profissional. De certo não se pode mais ignorar que os blogs há muito tempo deixaram de ser simples páginas adolescentes de exposição de opiniões, hoje estão no cotidiano das sociedades. Uma feliz iniciativa dos realizadores do I BloggerPE, e pelo seu principal patrocinador - SUAPE - e onde estará sendo realizado o evento, em um dos mais prestigiados hotéis do litoral pernambucano, imagino que podemos fincar a bandeira de um movimento que tem utilizado a informação e a responsabilidade como bases de uma mudança dinâmica.

Além disto, o encontro servirá para muitos profissionais da comunicação do estado conhecerem SUAPE, uma das grandes chaves do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Inclusive estaremos conversando com o seu presidente, o também secretário de desenvolvimento do estado Fernando Bezerra Coelho, que apresentará uma palestra.

Atentos a isso, buscamos junto ao poder público municipal o apoio a esses representantes garanhuenses na viagem ao tão importante evento e conseguimos a viagem de ida e volta ao Cabo de Santo Agostinho. Os secretários Carlos Eugênio e Gabriela Valença demonstraram entusiasmo com o evento e se colocaram à disposição inclusive de colocar Garanhuns como anfitriã de algum outro evento que possamos trazer para nossa cidade nesta área. O prefeito tem incentivado este novo momento e por ele passou nosso pedido para a viagem. E eu me sinto bem de poder fazer essa ponte, pois acredito que ganham todos.
Foram convidados para o I BloggerPE pela produção do evento, além deste blogger:

.
Continuo acreditando que somos apenas uma representação de um momento pulsante de criação de blogs em Garanhuns, como sempre fiz questão de divulgar.
.

Está no JC - Garanhuns atrai com religião e lazer


Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, é uma das cidades do Agreste mais lembradas pelos pernambucanos quando se pensa em fugir do calor, das praias ou da confusão do Recife. Por causa do friozinho de montanha, que deixa os termômetros na marca dos 21° C (podendo chegar a nove no inverno), e da boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, ela é escolhida para abrigar eventos importantes já consolidados no calendário turístico do Estado, como os Festivais de Inverno e de Jazz.
A temperatura amena se deve à localização, no Planalto Meridional, 842 metros acima do nível do mar, sobre uma reserva hidromineral. Daí a variedade de fontes de água mineral da região.
Na Semana Santa, a cidade também tem seu tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, realizado há uma década. Batizado de Jesus alegria dos homens, ele é considerado o segundo maior evento do tipo no Estado.
A temporada de 2010 será de 31 de março a 3 de abril, sempre às 19h. O elenco reúne 230 atores e figurantes, que se apresentam durante uma hora e 45 minutos.
Mesmo com tanto capricho, ainda é difícil concorrer com a vizinha Fazenda Nova. “Nossa montagem ainda não tem poder de atração turística, mas ela tem um forte apelo cultural na cidade e nos municípios vizinhos, que sempre prestigiam a apresentação, lotando os três mil lugares disponíveis”, declara a secretária de Turismo do município, Gabriela Valença. Segundo ela, o turista vem mais nessa época do ano atrás de descanso e lazer. A ocupação hoteleira esperada é de 60%.
Por falar em cultura, é no Centro Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na antiga Estação Ferroviária, que ocorrem peças de teatro e exposições de arte. O espaço abriga ainda sala de história da imprensa, museu e casa do artesão.
Garanhuns chama atenção também pelos belos parques e praças. É justamente numa dessas praças, a Tavares Correia, que está localizado o cartão-postal da cidade, o Relógio das Flores. Entre os parques, destaque para o Euclides Dourado, onde acontecem os shows do Festival de Inverno, com oito hectares de eucalipto. Já o Ruber van der Linden tem flores raras, lagos e fontes de água.
Para quem curte cachoeira, a de Inhumas possui três quedas-d’água, entre um e 15 metros de altura. Na parte de cima, o atrativo são as piscinas naturais.
A religiosidade também tem seus monumentos. É o caso da Igreja do Timbó, construída no século 18 e a mais antiga da cidade. Mais moderno, o Mosteiro de São Bento, de 1940, remete aos mosteiros beneditinos.
O destaque do templo vai para os vitrais e painéis que retratam o Apocalipse. No lugar, que forma monges e fabrica hóstias, o visitante pode comprar sírios, pinturas e licores artesanais.
Na cidade está instalado ainda um dos 21 Santuários da Mãe Rainha de Schoenstatt, espalhados pelo Brasil. O de Garanhuns foi inaugurado em 2004. Olinda e Salvador são outras cidades que possuem espaços erguidos à santa. O local recebe peregrinos diariamente, vindos da capital ou de Estados vizinhos.
Outro ponto do turismo religioso no município é o Cristo do Magano. Trata-se de uma imagem do Cristo crucificado, com quatro metros de altura, situado a 1.030 metros de altitude. É exatamente neste monumento que é encenado Jesus alegria dos homens. (C.B.)

Dilma Roussef em Garanhuns


Está no Blog do Jornalista Magno Martins:

Na tentativa de aproximar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República, do eleitorado nordestino, o secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), está articulando a participação da petista na inauguração de casas em Garanhuns, na próxima visita dela a Pernambuco. O que deve ocorrer no próximo dia 26, quando o presidente Lula virá ao Estado para inaugurar o centro de distribuição da GM em Suape e vistoriar as obras da transnordestina em Salgueiro.
Humberto disse que levará a ministra ainda para visitar uma Academia das Cidades, que pode ser no Interior ou na Região Metropolitana do Recife. “Na próxima visita dela ao Estado, vamos tentar levá-la para Garanhuns, para inaugurar umas casas, e visitar uma Academia das Cidades. Mas não sabemos ainda quando vai ser. Vamos ver se será no dia 26”, contou o petista, ontem, após a sessão solene em homenagem aos 473 anos da cidade do Recife, na Assembleia Legislativa.
(Informações da Folha de Pernambuco - Marileide Alves)
.
Agora comigo: Essa nota também deixa claro que as casas populares estão para ser entregues. Como o governo municipal anunciou algumas datas para entregar e teve que adiar, acredito que agora não está sendo feito alarde para não voltar a prometer e não cumprir. Mas o comentário é que os serviços finais por parte da compesa e alguns outros detalhes estão terminando e que as casas podem ser entregues entre no final desse mês ou no mais tardar em abril. Caso se confirme e ainda tenhamos a presença de Lula e Dilma, deverá ser uma grande festa para a população do município, principalmente para os beneficiados pelo programa de habitação popular.

20 Anos de um grande espetáculo!


Neste 2010 completam-se vinte anos que os dias da Semana Santa em Garanhuns recebem o brilho da arte que alimenta a fé, através de um espetáculo com características únicas. Jesus Alegria dos Homens, a Paixão de Cristo do Agreste Meridional, abre sua temporada celebrando duas décadas de sucesso e pronto para repetir em crescente, suas doses de emoção e beleza. De 31 de março a 03 de abril, às 19:00 horas, no Alto do Magano, a 1.030 metros acima do nível do mar, a história da Paixão, Morte e Ressurreição do Cristo será contada mais uma vez em grande estilo por um elenco composto por duzentas e trinta pessoas. Embora siga a temática dos espetáculos do gênero, a peça reserva particularidades que lhe dão diferenciais consideráveis. Das passagens bíblicas inéditas até a infra-estrutura para os espectadores, o evento consagra-se como a segunda maior encenação do interior do estado. Arquibancadas, camarotes, praça de alimentação, policiamento ostensivo, transporte urbano e estacionamento com segurança particular, somam-se aos 105 minutos de exibição, sem que o público precise se deslocar de um ponto a outro para acompanhar a peça. Outro acréscimo de comodidade para quem assiste, é o super telão que retransmite todas as cenas nos seus mínimos detalhes. É bonito de ver um espetáculo para toda a família. Emocionar-se quando a trilha sonora digital fizer fundo para a neblina de altitude que invade os cenários em meio aos efeitos luminosos que transcendem o imaginário e transporta o espectador para mais de dois mil anos passados. Mas a encenação de Garanhuns é um complemento às demais que a cidade oferece desde o seu clima que nessa época do ano faz preâmbulo para o inverno, até a opção de visita a seus pontos turísticos, mosteiro e igrejas colossais, bares, restaurantes e sua vasta gastronomia que inclui licores, vinhos e chocolate quente à disposição de todos os seus visitantes. A verdade é que a encenação lhe espera em clima de arte e de fé. Venha, sua visita será um espetáculo à parte.

SERVIÇOS:
· Período: de 31de março a 01, 02 e 03 de abril de 2010.
· Horário: 19 horas;
· Duração: 1 hora e 45 minutos;
· Arquibancada*;
· Camarote;
· Banheiros químicos;
· Estacionamento privativo com segurança particular;
· Segurança particular;
· Policiamento ostensivo da Polícia Militar e Polícia Civil;
· Presença do Corpo de Bombeiros;
· Presença de patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal;
· Equipe Médica e Ambulância da UNIMED;
· Praça de alimentação;
· Transporte coletivo até área cenográfica;

*70% (setenta por cento) dos ingressos confeccionados para as arquibancadas são doados gratuitamente para: Comunidades carentes / estudantes da rede pública de ensino estadual e municipal, através do projeto “O Aluno vai ao Espetáculo” / associações de bairros, etc;
Os outros 30% (trinta por cento) dos ingressos são comercializados a preço popular, no valor de R$: 3,00 (três reais).

CONTATOS:
Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens
Rua Ary Barroso, nº 37, centro, Garanhuns/PE
paixaodegaranhuns@bol.com.br
jlfitipaldi@hotmail.com (87) 8807.8401

Plano de cargos e carreiras será realidade


Depois de uma espera de 11 anos, enfim os Servidores do Município de Garanhuns poderão vivenciar a análise do Plano de Cargos e Carreira por parte dos Vereadores de Garanhuns. O Prefeito Luiz Carlos encaminhou à apreciação da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui o PCC dos Servidores Municipais de Garanhuns, tanto do Magistério, quanto dos profissionais Administrativos.
A Mensagem foi entregue ao presidente da Câmara, o vereador Silvio Sabino, pelos secretários Carlos Eugênio e Wellington Xavier, das pastas de Governo e Administração, respectivamente.
Desde o ano passado, a Prefeitura vem trabalhando na reformulação desse Plano, juntamente com representantes da Classe, de forma que se trata de um Projeto de Lei que foi elaborado através de um consenso entre Prefeitura e representantes do Sindicato dos Servidores de Garanhuns, explicou o secretário de Administração, Wellington Xavier.
Na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei do PCC será apresentado em Plenário nesta quinta-feira, dia 11, sendo encaminhado para as Comissões Permanentes da Câmara. Caso obtenha parecer favorável nas Comissões, o PCC dos Servidores de Garanhuns será levado à Plenário, sendo apreciado em duas votações. Obtendo aprovação da maioria dos Vereadores, o PCC será enviado a Prefeitura, para sansão do Prefeito Luiz Carlos de Oliveira.
.
Na foto: O momento da entrega na Câmara de Vereadores.
.
com informações da secretaria de comunicação municipal

Curso de Gestão Pública


A AESGA / FAGA abre as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Pública, em nível de pós-graduação lato sensu. Os cursos de natureza formativa/acadêmica da AESGA, têm como finalidade criar condições objetivas para o fortalecimento do processo de educação continuada, destinado aos quadros superiores da Administração e demais áreas de formação. Este curso é certificado pela Resolução CES-CNE n.º 1, de 03 de abril de 2001, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação.

Objetivo do Curso:
Proporcionar aos profissionais da área o suporte normativo, teórico e instrumental aplicado à gestão pública.
Oferecer reflexão acerca da função pública baseada na legislação vigente.
Capacitar os profissionais da área de serviços públicos.
Levar aos participantes o entendimento processos da administração pública.
Desenvolver competências no trato de problemas e na tomada de decisões.
Público Alvo:
Bacharéis em Administração e graduados em cursos de nível superior que desempenham ou pretendem desenvolver atividades ligadas à área de administração pública. Pessoas já atuantes na administração pública, gestores públicos que queiram buscar formação e aperfeiçoamento na gestão pública.

Investimento:
Inscrição: R$ 75,00
Processo Seletivo: Entrevista e Análise Curricular.
Matrícula: R$ 250,00
Mensalidades: 16 parcelas de R$ 230,00
Ex-aluno AESGA com 10% de desconto
Formandos AESGA 2009.2 com 20 % de desconto

Previsão de início das Aulas: abril/2010.

Carga Horária: 375 horas/aula
Número de Vagas: 50 vagas
Regime do Curso: Presencial
Horário: Sexta-feira (noite) - Sábado (manhã e tarde)

Conteúdo Programático:
- Dinâmicas de Integração - 15h
- Cultura Organizacional na Gestão Pública - 15h
- Organização do Estado Brasileiro I e II - 30h
- Gestão de Serviços - 15h
- Organização Funcional da Administração Pública I e II – 30h
- Gestão da Informação no Setor Público – 15h
- Contratos e Licitações I e II - 30h
- Obras Públicas e Meio Ambiente - 15h
- Políticas Públicas - 15h
- Negociação e Influência - 15h
- Liderança e Motivação na Gestão Pública I e II - 30h
- Previdência do Setor Público – 15h
- Planejamento Estratégico - 15h
- Finanças Públicas e Responsabilidade na Gestão Fiscal I e II – 30h
- Contabilidade Pública I e II - 30h
- Controle Interno na Gestão Pública – 15h
- Captação de Recursos Financeiros - 15h

Produção Científica:
- Metodologia da Produção do Conhecimento - 30h

Seminário:
- Orientação de Monografia – 15 h

Disciplinas Eletivas:
- Metodologia do Ensino Superior I e II - 30h

.

com informações da assessoria de imprensa da AESGA

RECICLAGEM - Parceria em prol do meio-ambiente


A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) investe em mais uma parceria com foco para a responsabilidade ambiental. Junto ao Grupo Ferreira Costa, por meio do Clube do Cliente, o Projeto AESGA Recicla realizou, na tarde desta quarta-feira, 10 de março, a oficina de Confecção de Flores de Garrafa Pet. Os trabalhos de reciclagem foram realizados no Auditório da Loja e as aulas ministradas pela professora Maria Eugênia.
O PROJETO: Lançado em novembro de 2008, o Projeto AESGA Recicla vem promovendo uma série de parcerias, tanto na formatação de cursos e palestras quanto difusão do trabalho realizado em virtude da transformação do reciclável em arte, além de estimular a preservação do meio ambiente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.