GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DO ESTADO

sábado, 3 de abril de 2010

Festa Paschalia - Ato Final

Chega ao final a Festa Paschalia, um grande evento que trouxe para Garanhuns o melhor da música clássica pernambucana. Neste domingo as Galerias de Arte permanecem abertas para receber os visitantes que podem apreciar a arte sacra produzida por nossos artesãos.

Programação deste sábado:
17 hs - Camerata Pernambuco
21 hs - Gaiamálgama  http://www.gaiamalgama.blogspot.com/
22 hs - Orquestra Retratos do Nordeste
ENTRADA FRANCA

Na foto: Michelle do Gaiamálgama.

Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns

Sobre o livro "Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns" de José Cláudio Gonçalves de Lima, o blogger Wagner Marques escreveu o seguinte:
.
Livro que merece ser lido por todo garanhuense, Os Sitiados – A Hecatombe de Garanhuns, de autoria do Prof. José Cláudio Gonçalves de Lima, traz de forma romanceada aquela que é considerada por muitos como a maior tragédia política de Pernambuco. Com apresentação do jornalista Jodeval Duarte, este livro trata dos conflitos entre adversários políticos no início do século XX em Garanhuns, algo que fez com que isso culminasse, no dia 15 de janeiro de 1917, com o assassinato de diversos militantes, que na oportunidade se recolhiam à Cadeia Pública de Garanhuns, onde hoje é o prédio da Compesa, na Praça Irmãos Miranda. Fica a indicação da leitura.
.
Agora comigo: O livro está indo para sua segunda edição. Tenho o privilégio de poder chamar Cláudio de primo. rsrsrs.
A foto veio do blog de Wagner também!
.
mais informações: ronaldo.vox@hotmail.com
.

FALAÊ - A entrevista do Blog - Gerson Lima

O Escritor Cláudio Gonçalves está agora assinando um bate-papo no blog que postaremos sempre nos finais de semana. Começando muito bem, trazemos sua conversa com Gerson Lima.
Vale registrar que Claudio é o autor do livro "Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns", que já promete para o próximo final de semana um Falaê com o professor Antonio Vilela, que escreveu um livro sobre Lampião e o Cangaço e tem conseguido muito sucesso.
Mas vamos ao Falaê deste sábado!
.
Na última quinta-feira estivemos na ASTEJAH (Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens) onde batemos um papo descontraído com o radialista e diretor de artes Gerson Lima. Que na oportunidade nos falou do espetáculo que este ano completou vinte anos e foi considerado pela FUNDARPE como o segundo maior espetáculo da Paixão de Cristo do interior de Pernambuco. Na entrevista Gerson Lima falou de algumas mudanças no espetáculo, o trabalho social realizado pela ASTEJAH, alguns fatos pitorescos do espetáculo nas suas primeiras apresentações e a possibilidade da remoção do espetáculo para outro local da cidade.

Falaê: O espetáculo Jesus Alegria dos Homens completa 20 anos de temporada, como surgiu a idéia das apresentações no alto do Magano?

Gerson - A idéia surgiu para a valorização do Magano como ponto turístico e reunir a classe artística de Garanhuns uma vez por ano para fazer um trabalho em conjunto, como também os leigos que possuem aptidão para a arte.

Falaê: Quais as lembranças que você guarda das primeiras apresentações?

Gerson - O entusiasmo das pessoas que acreditaram na realização do espetáculo, apesar de contarmos com o elenco de apenas 22 pessoas que deram o primeiro passo para que hoje o espetáculo tomasse essa dimensão.

Falaê: Atualmente qual a duração do espetáculo?

Gerson - Aproximadamente 1 hora e 20 minutos.

Falaê: O roteiro da peça Jesus Alegria dos Homens busca ressaltar que mensagem bíblica?

Gerson - O roteiro perpetua os aspectos mais importantes da Bíblia, focalizando a mensagem nas possibilidades de esperança, renovação e piedade. Mostrar um Cristo Vivo e não apenas o martírio, mas as possibilidades de inovação.

Falaê: Jesus Alegria dos Homens é uma da 52 paixões apresentadas em Pernambuco e é considerada a segunda maior Paixão de Cristo do interior de Pernambuco. Quais as novidades que o publico encontrou nessa comemoração dos seus 20 anos?

Gerson - O espetáculo tem 25 cenas, havendo a modificação da cena do Genesis que foi substituída pela Galeria dos profetas, sendo o último espetáculo da concepção que foi criada, o roteiro passou por uma renovação completa. A infra-estrutura contara com praça de alimentação, telão, arquibancadas cobertas, estacionamento iluminado e segurança ostensiva.

Falaê: A Direção do espetáculo tem delineado novos projetos para as próximas temporadas?

Gerson - Existe a possibilidade de remoção do espetáculo do Alto do Magano em virtude da falta de infra-estrutura do ponto turístico. O espetáculo ganhou uma nova formatação e dimensão, todavia, há vinte anos nenhuma administração municipal deu ambiente ao alto do Magano, não havendo um projeto de cultura que atraia o turista e que possibilite maior acesso e comodidade ao local, o que inviabiliza a participação da população de assistir não apenas a Jesus Alegria dos Homens, mas a outros eventos que aconteçam naquele ponto turístico. Podemos comparar o Santuário Mãe Rainha, quantos turistas não visitam o local, porque não fazer a ponte, Mãe Rainha e Cristo do Magano, quem olha para a Mãe querem ver o Filho também, é um trabalho de reeducação da população para visitar os pontos turísticos, mas para isso é necessário a reestruturação desses locais.

Falaê: Como é a atuação da ASTEJAH em seus projetos sociais?

Gerson - Fazemos um trabalho de inclusão social, por exemplo, 80% dos participantes do espetáculo são moradores do Magano, participam também do espetáculo, homossexuais, jovens em risco social, criança em vulnerabilidade, pessoas da terceira idade. Durante os ensaios damos toques sociais, tendo como objetivo primordial elevar a auto-estima e formação cidadã. Este ano estamos comemorando vinte anos de temporada estamos distribuindo os ingressos com as associações de bairros, abrigos e estudantes das redes publicas estaduais e municipais, estamos caminhando para formação do ponto de cultura que será voltado para aquela comunidade que trará arte e dignidade para aquela população.

Falaê: Gerson Lima, diretor de artes e interpreta Judas Iscariotes. Judas por Gerson Lima.

Gerson - Judas, um divisor de águas, ele é o vetor para a confirmação do mundo Cristão.

Falaê:  Durante esses 20 anos de temporadas, muitos atores interpretaram vários personagens, você tem lembrança de algum fato pitoresco envolvendo algum desses atores?

Gerson - Há quinze anos ocorreram alguns fatos, a começar por mim, na hora da cena do Jardim das Oliveiras em que eu entro para beijar Jesus, não deu mais tempo, então soltei o beijo a distancia. Outra passagem que me recordo foi quando colocaram a coroa em Cristo e ela acabou passando direto virando uma argola e na hora da Ultima Ceia em que faltou o pão e acabamos tendo que rasgar papel, mas hoje o espetáculo tem toda uma produção eficiente.

Falaê:  O projeto de Lei aprovada pela Câmara de Vereadores de autoria do vereador Geraldo Lucena, declarando a ASTEJAH de utilidade publica, qual a dimensão deste ato?

Gerson - Grande, pois viabiliza a Associação tramitar por vários órgãos estaduais, municipais e federais para agaranhar recursos para implantação de novos projetos.

Falaê: Como Roteirista do Espetáculo você frisou nesta entrevista que este ano seria a ultima apresentação do espetáculo na concepção atual. O que você projeta para as próximas temporadas?

Gerson - Temos que trabalhar com a linguagem visual, o visual falando, hoje impera o mundo virtual, o roteiro e as cenas devem caminhar com esse objetivo, interagindo com o público, seria o Virtual falado, a leitura da imagem concebida sem muita narração, temos que adaptar a arte, e essas serão as mudanças que ocorreram no espetáculo.
.

O Fim do Pau-de-Arara

Ancelmo Gois, um dos mais respeitados colunistas dos joranis do país, escreveu o seguinte:
.
A Comissão de Justiça da Câmara aprovou projeto do deputado cearense Paulo Lustosa que proíbe o uso de veículos de carga ou mistos ("paus-de-arara") como transporte escolar.
Em 1954, criança, foi num caminhão assim que Lula deixou Garanhuns, PE, sua terra, com a família, rumo a São Paulo.
.
Agora comigo: Resta saber como ficarão o transporte em alguns municípios que ainda utilizam o pau-de-arara e as viagens para o Juazeiro do Romão Batista. Mas é claro que a medida está corretíssima, caminhão não foi feito para transportar gente!

Festa Paschalia é destaque no DP

Está no Diário de Pernambuco deste sábado!
.
Ousadia // São bons os comentários em torno dos resultados da Festa Paschalia, que reúne música e arte sacra neste período, em Garanhuns. É óbvia (e acertada) a preocupação da prefeitura em fugir do sensocomum quando aparece com propostas como o Festival de Jazz, no carnaval, e agora a festa. Falta às outras a mesma ousadia para diversificar.

SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.