sábado, 8 de janeiro de 2011

Prefeitura de Garanhuns - Saiba todas as medidas de redução de despesas anunciadas


Como diríamos em nossa época de adolescente, vamos esclarecer tim-tim por tim-tim as mudanças na prefeitura.

1. Demissões - Na verdade ninguém foi demitido. A expressão correta seria desligado, ou não tiveram seus vínculos renovados. São os contratados, e foram de todas as secretarias, aliás, os próprios secretários foram ouvidos sobre o assunto e puderam opinar. A ordem é enxugar os quadros para se enquadrar na lei de responsabilidade fiscal e poder oferecer os serviços essenciais à população como saúde e educação com o dinheiro que sobrar. Além da economia dos salários, tem a outra economia, é menos gente pra andar de carro, usar telefonia, energia elétrica, ... ANOTEM: Novos cortes poderão acontecer. Por enquanto foram 100 aqui em Garanhuns, outros municípios fizeram esses cortes antes e em maior número. É claro, também, que existem municípios que nem precisaram, pois já estavam administrando sem esse excesso contigencial.

2. Ouvidoria - Deixa de existir. Rosa Quidute saiu do primeiro escalão, mas não do governo. Terá um cargo de secretária adjunta e responde diretamente ao prefeito, como uma assessoria. As funções de ouvidoria será feita pela Secretaria de Governo, que tem Marcel Nogueira como secretário.

3. Saúde - Não houve modificação. Julio Cesar continua acumulando junto a Assistência Social. Portanto, a quase certa volta de Dr. Dimas Carvalho, vereador, ao posto de secretário, não se consumou.

4. Junção de Cultura e Turismo - Também não houve a definitiva junção. Gabriela continua respondendo pelas duas pastas.

5. Ciência e Tecnologia - A criação dessa secretaria era dada como certa, mas o prefeito achou que seria uma contradição, num momento de enxugar os quadros criar uma nova pasta, com novos quadros, recursos, etc. Não saiu e nem deve sair, aliás, nenhuma outra secretaria deve ser criada ao longo de 2011.

6. Salários - Existe um comprometimento com a folha salarial do município, e a administração sempre alardeia o fato de pagar em dia conforme cronograma pré-estabelecido. As recentes medidas visam não comprometer esta política de pagamentos, visto que vem por aí o aumento do salário mínimo que deve impactar pesadamente a folha, o Plano de Cargos e Carreiras que foi sancionado, onerando ainda mais o município e ainda o reajuste dos salários dos Agentes Comunitários de Saúde. Essas medidas, é bom que se diga, são imprescindíveis para o reconhecimento do funcionalismo público municipal.

7. Novas mudanças podem acontecer, falava-se na saída de alguns nomes do primeiro escalão e junção de secretarias para enxugar a folha. Algumas decisões nesse sentido ainda podem acontecer, tudo vai depender do impacto das recentes medidas.
.

No dia 21 de novembro este blog alertou sobre as demissões que poderiam acontecer em Garanhuns, devido a situação apresentada por municípios da região e até Caruaru. Infelizmente chegou o dia.
Este é o tipo de decisão que deixa muita gente insatisfeita. Quem sai, não sai de bem. Mas para muita gente, as medidas tomadas ainda foram tímidas. Dava pra ter mexido mais, e melhor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.