segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tá quente? Vai ficar pior! Calor no Recife pode chegar à sensação térmica de 45°


Para quem já está reclamando do calor que faz na cidade do Recife, uma notícia desagradável: no próximo trimestre, a sensação térmica nos centros urbanos do estado pode superar os 45°C. Essa é a previsão feita pelo Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) para os meses de fevereiro, março e abril deste ano.

Em Pernambuco, as temperaturas em dias isolados poderão variar em máximas de 40°C e mínimas de 26°C. O clima quente será causado graças a chuvas abaixo da média prevista para o período, que chega a 300 milímetros nos três meses. Os pesquisadores estão esperando uma redução de 25% nas precipitações.

As previsões foram feitas durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste, realizada no Ceará. Segundo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a diminuição das chuvas no próximo trimestre deve ocorrer porque a temperatura da água do mar, no Oceano Atlântico, esfriou. "Quando a água está mais quente no Atlântico Sul, chove mais. E quando a água está mais fria, chove menos",explica. O calor oceânico é o responsável direto pelas precipitações. No ano passado, um fenômeno de resfriamento semelhante também aconteceu. E altas temperaturas foram registradas.

De acordo com Francis Lacerda, o impacto das previsões meteorológicas deste ano deve ser maior na região do Semiárido, que abrange o Sertão do estado. Nessa área, a estação chuvosa começa em janeiro e termina em abril, diferente do Agreste, da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata. A falta de chuvas pode atrapalhar o cultivo de milho e de feijão. "O agricultor deve se preparar para aproveitar bem as chuvas dos próximos meses. Principalmente em fevereiro. Caso contrário, ele pode ter perdas", aconselha a coordenadora do Lamepe.

Mas é na RMR onde devem ser registrados os maiores picos de temperatura do próximo trimestre. No Centro do Recife, devido às construções de concreto e à falta de arborização suficiente, a sensação térmica pode ultrapassar os 45°C. 

Como se proteger do calor

- Evite a exposição direta ao sol, principalmente no horário que vai das11h às 16h

- Use chapéu, óculos escuros e roupa solta, de preferência de algodão e cores claras

- Diminua os esforços físicos e repouse na sombra, em locais frescos e arejados

- Beba bastante líquidos e faça uma alimentação equilibrada

- Evite bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou açúcar. Podem provocar desidratação

- Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes podem não sentir sede. É sempre bom oferecer água a eles
.
Nanda Gonçalves / Diário de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.