segunda-feira, 14 de março de 2011

A música de Hercinho


Chegou às minhas mãos um CD do Hercinho, jovem revelação na música pernambucana, aqui de Garanhuns. Confesso que não conhecia. Quem me deu o presente disse - Escuta e diga o que você achou, se achar que é bom, coloca no blog.

Então lá vai.

O primeiro sentido impactado é sempre a visão, a capa, principalmente, e todo o projeto gráfico. Está simplesmente massa! Muito bom mesmo. Parece a princípio que a gente está pegando em produto de grandes gravadoras. Começamos bem.

Como o meu desconhecimento é total, a gente coloca o CD sem saber o que vai encontrar. O cara é cabeludo, toca violão. Aí vem um bate-pronto - É MPB! Mas ao ouvir a gente vê que vai além. Explico já.

Uma das primeiras coisas que a gente faz ao pegar um cd é virar para ver a relação das músicas. Procura por alguma conhecida. Aí descobre logo que o projeto é autoral, pois não encontra releituras nem homenagens a grandes nomes da música nacional. Usar esse expediente facilita para conseguir tocar em barzinho, por exemplo, quem não faz isso, busca espaço como músico autêntico, original. É interessante, desde que haja de fato qualidade, tanto na composição quanto na interpretação.
O quesito da qualidade da gravação, embora não esteja diretamente relacionada ao músico, é primordial para o resultado final.

Então vamos ouvir o CD.

O violão surpreende logo no minício e dá um ritmo de reggae, muito legal. as letras não são melancólicas, falam de amores, nem sempre juvenis, e de natureza. Bem reggae jovem mesmo. Fica suave ao ouvido, sem deixar de ter a batida do ritmo.

Hercinho tem visual de músico profissional, tem música de qualidade e um trabalho muito bom nas mãos que pode mostrar em qualquer lugar. Pena que esse tipo de música está extirpado das nossas rádios. Mas, como já dizia Toquinho, a música não tem fronteiras, e Hercinho deverá encontrar seu espaço, espero que aqui em Garanhuns, na capital e, se Deus permitir, em novos centros urbanos.

Outro lado bom da história é que o CD foi produzido em Garanhuns, o projeto gráfico é do Marcelo Jorge e a musical de Aldecy Souza. 

Valorize a música e os artistas de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.