quarta-feira, 23 de março de 2011

Secretário de Recursos Hídricos do estado realiza peixamento na barragem do Cajueiro


A Secretaria de Recursos Hídricos e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, distribuiu 80 mil alevinos nesta terça-feira (22), às 11h, na Barragem Cajueiro II, no município de Garanhuns. O evento contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos João Bosco de Almeida e do Coordenador do Programa Estadual de Peixamento em açudes, Roberto Mauricio.
A distribuição dos peixes deve beneficiar cerca de 500 pescadores que vivem próximos à barragem, em Garanhuns. Os alevinos foram fornecidos pelo IPA de Serra Talhada e pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. “São 40 mil Alevinos cedidos pelo IPA e mais 40 mil da Secretaria de Agricultura, das espécies Tilápia e Tambaqui,” destacou Roberto Mauricio.

A ação fez parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água. Desde 2007, as duas secretarias realizam a ação em parceria, buscando promover a melhoria na qualidade de vida das comunidades ribeirinhas por meio da geração de emprego e renda. O secretário João Bosco ressaltou duas características importantes desse trabalho. "A imediata é a manutenção da qualidade da água, que a presença dos peixes ajuda a preservar. E que daqui a seis meses as comunidades que vivem próximas ao reservatório vão poder praticar a pesca com varas. É importante ressaltar que outra forma de pescaria não será permitida.Portanto, além de ter momentos os moradores das áreas riberinhas vão ter uma dieta mais rica." Após um período de seis meses, os peixes estarão desenvolvidos e prontos para o consumo humano.

O agricultor Cícero Alexandre que mora no Sítio Estrela, comunidade quilombola que fica nas proximidades da barragem, comemorou a ação. “"Isso para a gente vai ser uma maravilha, já imaginou levar o peixe fresquinho direto para a cozinha de casa? É só comemorar. Sem falar que é mais uma fonte de renda.”

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.