domingo, 22 de maio de 2011

Não! Não se pode falar o que quiser, Danilo Gentilli e Lars Von Trier.

Duas situações esses dias chamaram a atenção pela forma imediata com que foram rechaçadas.

O cineasta Lars Von Trier, dinamarquês, em entrevista em Cannes, onde lançava seu novo filme, afirmou ser nazista e simpatizante de Hitler. A organização do Festival de imediato considerou o cineasta Persona no Grata, o que em termos reais, quer dizer expulso do evento. Depois, Lars se desculpou, disse se tratar de uma brincadeira, e que estava chateado por ter magoado pessoas.

Mais de 6 milhões de judeus foram mortos pelo nazismo, e seu mentor Adolph Hitler. Defender isto é desumano!

Aqui no Brasil, em nome da democracia e da piada, programas como CQC e Pânico têm também exagerado um pouco. Danilo Gentili, um dos principais nomes do programa da Band, fez um comentário imbecil no twitter, que seria de humor negro, se não fosse de enconro ao sentimento judeu, povo massacrado pelo nazismo da segunda guerra.

Existe uma estação do metrô a ser contruída nas imediações de Higienópolis, bairro de maioria judeu em São Paulo. A população não gostou e criticou a obra. Gentili, no twitter, afirmou que eles não queriam porque a última vez que se aproximaram de um vagão foram parar em Auschiwts. Depois da besteira, Gentili voltou ao twitter, desculpou-se. A Band, mesmo o comentário não sendo na TV, também repudiou o comentário.

O Pânico tem ridicularizado pessoas, sejam pessoas comuns ou celebridades da TV. Fazendo comentários que atingem tais "entrevistados". Muitas pessoas comuns são ultrajadas em suas dignidades e nem percebem que estão sendo apenas objeto de galhofa e mau gosto. Geralmente as pessoas mais simples.

O twitter também tem sido ferramenta de disseminação de preconceitos, nos últimos dias os atingidos foram novamente os nordestinos, como está bem argumentado por Antônio Cândido nas páginas da nova edição do Jornal Folhavox.

Vivemos no país um momento de liberdade de expressão nunca antes visto na história desse país (pareceu o Lula falando), nem o diploma de jornalista tem sido cobrado para que as pessoas cumpram esta função social. Mas a democracia pressupõe também responsabilidade. A liberdade de expressão não quer dizer que tudo pode, ela quer dizer que você tem o direito de falar o que quiser, contanto que se responsabilize por suas palavras.

Não! Não se pode falar o que quiser.

A liberdade de expressão não pode atingir o princípio maior da Constituição Brasileira, a Dignidade da Pessoa Humana. E isto, num exemplo nacional com o Gentilli, e um internacional, com o Von Trier, tivemos dois exemplos de que a responsabilidade deve prevalescer.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.