quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sua consulta de SPC disponível na internet


Os registros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que reúnem informações sobre contas vencidas e não pagas em todo o país, agora estão disponíveis para consulta pelos devedores no endereço http://www.apoioaoconsumidor.com.br/, da Boa Vista Serviços, gestora do cadastro.
A partir de agora, na cartinha obrigatoriamente enviada ao cliente pelo correio para comunicar sobre a negativação do seu nome constará um número de protocolo, o qual funcionará como uma senha e lhe permitirá acessar as informações no site.

Antes, o consumidor precisava se dirigir pessoalmente a um posto de atendimento regional do SCPC – que é mantido pelas associações comerciais– para conseguir descobrir exatamente o valor do débito, o nome e o endereço do credor.
.
com informações do Portal IG.
.
Agora comigo: O tempo avança no sentido de tornar as informações disponíveis na internet, que assim, neste caso, presta um serviço ao cidadão. Vejam o caso concreto: A pessoa recebe uma carta de inclusão de seu nome no SPC, vai ao computador e conhece os detalhes desta negativação. É até mais sigiloso, pois o devedor não passa também pelo constrangimento de se dirigir a um órgão em busca de informações. É também mais ágil, e portanto a resposta tende a ser mais imediata.

Mas é bom registrar que não é toda consulta que está liberada, somente aqueles que já estão negativados e de posse da senha que vem no comunicado. A consulta pura e simples continua sendo disponibilizada pelo SPC, que aqui em Garanhuns é de responsabilidade da CDL.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.