segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O ovo ou a galinha? As indústrias ou a mão-de-obra qualificada?


Há alguns anos temos ouvido um discurso que é preciso qualificar a mão-de-obra em Garanhuns para estarmos aptos para receber as indústrias que se decidam a vir para nossa região, mais especificamente, nossa cidade.

Porém, na contra-mão deste argumento, abrimos o jornal e vemos que entidades como SEBRAE e SESI começam a criar cursos para a formação da mão-de-obra que deve atuar no boom industrial na mata norte, com a instalação da FIAT na região.

E aí, fica então a questão do ovo e da galinha. A mão-de-obra é qualificada quando vêm as indústrias ou as indústrias procuram as regiões que já têm mão-de-obra qualificada.

Acho que a resposta vem da interseção. As indústrias querem a mão-de-obra qualificada, mas não é isso que define a questão geográfica para se instalar, esta na verdade, se define de duas questões práticas, viabilidade técnica infra-estrutural e, claro, decisão política! E pronto!

Portanto, fica mais uma questão: Que tipo de mão-de-obra estamos formando em Garanhuns?
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.