quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pequenas empresas podem gerar mais empregos - Por Alberto Araújo

Caro Ronaldo,
muito oportuna essa sua enquete, é interessante a grande maioria se interessar por grandes empresas. Acredito que elas têm sua importância na geração de impostos, mas existem duas questões que podem ser discutidas: Será que grandes empresas realmente geram tantos empregos quanto se pensa? e; Será que grandes empresas realmente contribuem para o desenvolvimento de cidades de porte médio.
Com o uso intensivo de tecnologia para aumento da produtividade muitas vezes as grandes empresas acabam por não gerar tantos empregos assim, além disso, muitas vezes o que há é um aproveitamento das benesses em termos de isenção fiscal e outras vantagens que não se traduz no devido retorno social. Por outro lado, grandes empresas geralmente não têm a sede no local, e o desenvolvimento verdadeiro advindo do seu aumento de produtividade acaba acontecendo longe de suas instalações.
Tenho mais propensão a acreditar nas pequenas empresas, seja de alto ou de baixo uso intensivo da tecnologias. Cidades de porte médio, como São Carlos, por exemplo, se beneficiam muitos de parques tecnológicos baseados em pequenas empresas. Nessas os donos geralmente são pessoas do local que vestem a camisa e realmente contribuem para o seu desenvolvimento. Além disso, as estatísticas mostram que essas empresas acabam por gerar muito mais empregos por cada real investido ou concedido pelo poder público.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.