quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sivaldo mostra maturidade política


O vereador Sivaldo Albino sempre foi o mais fiel aliado político do ex-prefeito Silvino Duarte, e por isto, por algumas vezes deixou de lado seu projeto pessoal para se dedicar aos projetos do ex-prefeito. No início de sua vida pública foi muito importante o apoio de Silvino. Sivaldo foi presidente da Câmara de Vereadores em duas oportunidades e sempre deu conforto para o aliado governar.

A primeira decepção, digamos assim, foi com a sucessão de Silvino, que bem avaliado, teria todas as oportunidades de fazer seu sucessor, como fez Luís Carlos. Porém Sivaldo que era seu aliado mais próximo, queria seu apoio, depois aceitou a indicação e compôs o palanque vencedor.

Em outras oportunidades faltou a Sivaldo o apoio de Silvino para voos maiores, já que sua vontade era disputar uma eleição majoritária. Foram-se outras eleições depois, mas ficou sempre uma sensação de que Silvino ainda não fez por Sivaldo o que Sivaldo fez por Silvino.

Chegamos a 2010, e Sivaldo empreende sua primeira grande campanha regional, sai candidato a deputado. Surpreendendo muita gente, tem mais de 8 mil votos na cidade, aliás, praticamente a mesma votação do engenheiro João Guido, outro aliado e ex-secretário da gestão Silvino. Ambos saem fortalecidos do processo, mesmo que não eleitos, passam a ser figuras estratégias para a campanha de prefeito. Silvino apoiou Sivaldo, mas parece ter faltado intensidade.

Mas o nome mais forte continuou sendo o de Silvino, que liderou as pesquisas de intenções de voto. Porém ainda havia um entrave, a aprovação de contas antigas pela atual câmara. Sivaldo Albino, mesmo sabendo que limpar o nome de Silvino praticamente o tiraria da corrida sucessória, assumiu novamente o papel de aliado e travou a batalha pela aprovação das contas do ex-prefeito. Numa estratégia que muita gente liga ao deputado Izaías Régis, devido aos votos que reprovaram as contas terem vindo dos vereadores ligados ao seu grupo político, Silvino perdeu!

Aí, quando se esperava que Silvino fosse liderar a oposição na cidade, podendo unificar em torno de si os nomes com potencial para enfrentar a campanha e montar as estratégias para vencer as eleições, o ex-prefeito sem consultar ninguém, num ato solitário, vai à Rádio Marano e lança o nome da esposa Aurora Cristina. Se imaginava que os seus antigos aliados já estariam à porta da emissora para dar-lhe o apoio, cometeu um grande erro político, não estavam lá à sua espera.

Silvino preferiu caminhar sozinho.

É aí que entra a maturidade de Sivaldo, continuou seu trabalho. Todos sabem que ele seria o candidato natural no momento em que Silvino se tornou inelegível. Sivaldo porém, manteve seu nome nas ruas, tem sido visto constantemente com João Guido, com quem já teria uma acordo, e vem somando outras lideranças ao seu projeto. Ao contrário de Silvino.

Segundo o jornalista Roberto Almeida, o ex-prefeito Ivo Amaral, aliado das últimas campanhas de Silvino, também demonstrou descontentamento com a forma como Silvino lançou Aurora. Não recebera um telefonema, uma mensagem nem uma consulta. E ainda não o prestigiou indo também à sua emissora.

Política é a arte de agrupar, congregar, e portanto, coletivo. Silvino partiu para uma campanha pessoal, personalizada em Aurora. Pode dar certo, pode sim, mas seria mais fácil se tivesse juntado o seu antigo grupo político, que agora tem liberdade para outras possibilidades, já que foi excluído da montagem do novo projeto político do ex-prefeito.

Acho que Sivaldo é um curinga nesta eleição. Pode se lançar candidato a prefeito fortalecendo seu nome, já que conta com o irmão Johny Albino para a campanha de vereador. Pode agregar qualquer campanha sendo um dos melhores nomes a vice da cidade. E tem o poder, talvez, de definir uma eleição, a depender do lado que esteja, e tem muita gente aliada ao governador que gostaria de ver o político, jovem e decidido, a ingressar em alguma legenda da base de apoio estadual.

Mas o tempo é senhor! Sivaldo está conversando, quem tem prazo não tem pressa. E Silvino se antecipou!
.
a foto é do blog rede arena.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.