domingo, 30 de outubro de 2011

Sigamos o exemplo do Natal Luz de Gramado


Garanhuns teve há alguns anos o Natal dos Sonhos. O projeto era de proporcionar iluminação especial nas principais ruas da cidade, o centro comercial e alguns prédios simbólicos do município, como a catedral, prefeitura e Centro Cultural. Foi um espetáculo, que acabou não tendo continuidade pela falta de dinheiro.

Faltou àquela concepção um boa programação cultural e criar na população o sentimento de partilha, de se sentir parte, de ter importância, e não apenas de ver a coisa pronta.

Atualmente, dentro das possibilidades, CDL e prefeitura têm buscado criar novamente aquele clima, para este ano não será possível resgatar aquele projeto, mas algo está sendo montado de forma criativa.

As duas últimas ornamentações foram feitas na base do reciclado, criando uma ambientação cultural que privilegia o meio-ambiente. Não é nada de sensacional, mas cobriu uma lacuna para não passar em branco, e chamando a atenção para a sensibilização popular.

Há alguns anos, a ambientação com tema regional gerou inúmeros questionamentos. Era o clima natalino trazido para o cenário nordestino. Não foi aceita pela população, e por isto não teve continuidade.

Junto à ambientação, deve-se pensar no natal de uma forma plena, com a programação religiosa, pois é este o principal motivo da festa, celebrar o nascimento de Jesus, e uma série de atividades que possam gerar movimentação turística.

A cidade de Gramado no Rio Grande do Sul é o principal no país. A abertura do natal acontece no próximo final de semana, e as atividades acontecem durante os meses de novembro e dezembro, recebendo turistas de todo o país, que têm acesso a dezenas de espetáculos gratuitos e outos tantos que são pagos, mas que crescem a cada ano, gerando renda para a população.

Os hotéis ficam com 100% de ocupação, restaurantes, outros setores de serviços, e até as cidades vizinhas lucram com esta visitação, pois os passeios acontecem diariamente para os turistas conhecerem as serras gaúchas, com vinícolas, vales, parques, etc.

Não se faz isso do dia para a noite, mas tem que se começar.

Temos nossos corais, grupos de teatro, dança, música, etc.

Como dissemos em um post anterior, Garanhuns precisa pensar grande e se espelhar nos grandes exemplos do país. Temos mutio a aprender, tanto na recepção ao turista quanto na oferta de atrações turísticas e culturais. Mas temos o potencial e devemos focar em um bom projeto nesta área.

No vídeo abaixo, uma edição do espetáculo NATIVITATEN!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.