segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mudança em Itaquitinga passa pela educação e formação de sua gente

Trabalhadores de Itaquitinga se inscrevem para as vagas de trabalho da FIAT


Três destaques em Itaquitinga explicam as mudanças acontecidas no município nos últimos anos.

Primeiro: O prefeito Geovani Oliveira começou a capacitar sua gente para o mercado de trabalho já nos primeiros meses de sua gestão. Cursos técnicos profissionalizantes começaram a oferecer novos horizontes aqueles trabalhadores que em sua maioria dependiam de programas assistenciais ou do trabalho no período da colheita da cana, e olha que há três anos atrás nem se falava de polo farmacoquímico, e muito menos da FIAT, empreendimentos em Goiana que vão utilizar mão-de-obra formada em Itaquitinga.

Segundo: O município da Mata Norte fica numa região hoje privilegiada, há 10 ou 15 quilômetros de Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, entre outras cidades, porém não dispunha de transporte para levar os estudantes para as faculdades. Não tinha, hoje tem! Itaquitinga conta com transporte para praticamente todas as cidades que ofereçam curso superior. A visão do governo municipal passa necessariamente pela formação da sua gente, qualificando as melhores cabeças para o desenvolvimento da cidade. E agora com a chegada de fábricas e outros grandes investimentos na região, o apoio da administração municipal deve propiciar que essas pessoas não precisem mais deixar a cidade em busca de oportunidades. Portanto, aparentemente um apoio simples como é o transporte universitário pode ser o propulsor do desenvolvimento da cidade, que não precisará mais exportar seus jovens capacitados. Antigamente os jovens precisavam deixar a cidade para estudar, e muitos deles não voltavam mais para morar no município, empobrecendo culturalmente a vida de Itaquitinga. Agora isto está mudando.

Terceiro: A educação começa já na infância, e por isso a prefeitura de Itaquitinga inaugurou recentemente o Centro de Referência Infantil, que funciona nos horários da manhã e tarde, e a criançada além de estudar recebe alimentação, momentos de lazer, acompanhamento profissional em diversos setores, com apoio didático de sala multimídia, em um ambiente propício para o desenvolvimento psicomotor, maximizando o potencial desta criança para o futuro.

Como se vê, aparentemente ações simples, mas de grande alcance social. A prefeitura tem investido nas estradas e nas comunidades rurais, melhorando a qualidade de vida de todos.

E complementando, a própria prefeitura tem buscado investimentos que possam ocupar a mão-de-obra da população, seja na área pública, como o Centro de Ressocialização, seja na área privada, com empresas que estão sendo visitadas e convidadas para se instalar no município. O objetivo é melhorar o emprego e a renda da população, e nisto, o prefeito e secretários têm trabalhado com prioridade.

Itaquitinga está focada no que deseja, e no momento está dando tudo certo, com planejamento e trabalho, muito trabalho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.