terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Quadro político em Garanhuns começa a ficar mais claro e caminha para ter de quatro a seis candidaturas


Na última campanha tivemos cinco candidatos em Garanhuns: Luís Carlos, Zé da Luz, Adolfo Lopes, Álvaro Fernandes e Paulo Camelo. Em 2012, a coisa segue no mesmo ritmo. Vejamos!

Izaías Régis já lançou sua candidatura e só sai da disputa se vier uma ordem superior, ou seja, caso Armando Monteiro intervenha depois de se acertar lá em cima diretamente com o governador. Até lá, Izaías é candidato. E acho pouco provável Armando abrir mão de Garanhuns.

Aurora é a candidata de Silvino, não tenham dúvidas. Muito dificilmente o ex-prefeito deixaria de apoiar a esposa para subir no palanque de outro candidato, e mesmo sabendo que teria total condições de vencer o pleito caso fosse ele mesmo o candidato, Silvino sabe das dificuldades de reverter o processo, e por isto prefere seguir com a candidatura de Aurora. E ele já disse, ela não é vice de ninguém. Silvino tem conversado com o prefeito, aliás se aproximou mais que muitos aliados de Luís Carlos, principalmente depois do movimento contra Antônio João, o prefeito ficou ilhado entre o apoio a Izaías, Zé da Luz e Antônio João Dourado. Silvino também espera contar com o apoio daqueles que já estiveram do seu lado, como Sivaldo Albino, João Guido, Helder Carvalho, Julio Cesar, etc.

A Luis Carlos caberia indicar o vice. Nomes como Julio Cesar e Dimas Carvalho estariam mais próximos dessa vaga. Mas outros nomes correm por fora, como Hélder Carvalho, Sílvio Sabino e Marcelo Marçal.

O nome de Dimas como candidato a prefeito, somente se não desse certo o acordo entre Luís Carlos e Silvino. Aí Dimas assumiria a chapa branca!

O PSB tem candidato, sendo ele Antônio João Dourado ou não. Caso o grupo que tem se mobilizado para oferecer outra opção consiga derrubar o projeto do lajedense, terá portanto candidato. Caso não consiga, será Antônio João mesmo, que já está se realizando reuniões em Garanhuns.

Paulo Camelo é candidato.

Bem, aí já temos quatro candidaturas. Em 2008, a candidatura de Álvaro nasceu de um racha, assim pode acontecer também em 2012. Por exemplo, algum partido insatisfeito com a imposição do nome de Antônio João no PSB local, pode lançar seu próprio candidato. Quem sabe o PT, que pode lançar Rosa Quidute.

Outros partidos também dispõem de nomes que podem entrar no processo. Hélder Carvalho do PMN está ansioso, e se entre os candidatos não tiver uma opção jovem que lhe agrade, ele pode lançar seu nome.

O PSDC tem três bons nomes para a disputa: Audálio Filho, Alcindo Menezes e Neide Brandão. Quem sabe o partido, diante do quadro, resolva correr em faixa própria.

Tem ainda Jarbas Brandão.

Sivaldo Albino não tem o que perder. Seu nome está colocado como candidato a prefeito. Em um dos quadros da pesquisa da DatAgreste, apareceu bem na terceira colocação. Seu irmão Johny Albino está se preparando para ser o candidato a vereador, aliás, o PPS tem quadro próprio de candidatos a vereador, tem o apoio incondicional de Jungmann, qualquer que seja a decisão do partido, portanto, Sivaldo entra na campanha para prefeito, a não ser que participe do projeto de Silvino, mais uma vez, quem sabe com a possibilidade de ser o candidato a deputado do grupo, já que na última eleição surpreendeu muita gente tendo mais de 8 mil votos em Garanhuns, lutando contra as forças maiores de Izaías e Zé da Luz, e um mundo de candidatos de outras cidades que tiram votos daqui. Quem sabe uma boa proposta para vice faça Sivaldo pensar, mas ele já disse várias vezes que gostaria de ser candidato a prefeito, e isto deve estar sendo ponderado agora.

...E Zé da Luz. Este ninguém sabe, ninguém viu. Desapareceu. Sempre bem nas pesquisas, o ex-prefeito de Caetés imergiu, talvez aguardando a definição de sua vida política. Se sobrar uma vaga de deputado ele sai da campanha de Garanhuns, e pode ficar com o candidato do palácio, embora tenha uma dívida eleitoral com nomes como Sivaldo, Ivo Amaral e Silvino Duarte, que deram as mãos num palanque monstrengo na última eleição para apoiar o candidato do partido do governador. 

Zé pode ser sim ainda candidato, ele só está aguardando.

Temos os primeiros quatro nomes, e do amontoado de partidos e pré-candidatos pode escapar mais um ou dois, quando chegaríamos a seis candidaturas, e aí, voltamos aquele patamar dos 30%, quem alcançar esta marca será o futuro prefeito de Garanhuns. Para perder com este percentual, somente em uma campanha polarizada, o que, pelo andar da carruagem, vai ficando difícil, muito difícil.   

Será que sendo Antônio João o candidato do PSB, os partidos voltariam a se unir, agora pra valer para lançar uma única candidatura? Difícil, muito difícil, mas não impossível.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.