domingo, 5 de fevereiro de 2012

Roberto Cruz e Fábio Simões são os pernambucanos selecionados no Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas


O forrozeiro Roberto Cruz (da Sociedade de Forrozeiros Pé-de-Serra e Ai!), e o desconhecido Fábio Simões, dois pernambucanos na final do 7º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas na Fundição Progresso, no Rio. Curioso é que a dupla concorre ao Prêmio Mario Lago com dois frevos-canção, e não marchinhas. As 12 composições na finalíssima, que acontece domingo, dia 5 de fevereiro, serão julgadas por uma comissão presidida por Rosa Maria Araújo, e composta por Edu Krieger, Pedro Aragão, Rachel Valença, Thiago Cesário Alvim e Zéu Britto.

Roberto Cruz, que concorre com Virgem com leão, tem quatro discos gravados, todos de de forró, mas tem participado dos concursos de músicas carnavalescas. Já Fábio Simões não é autor inédito porque tem uma parceria sua com o sanfoneiro Cezzinha, Balaio de amor, gravada por Elba Ramalho. Ele concorre com Papagaio de arame, cuja letra lembra a marchinha Pão duro, de Assis Valente, gravada por Luiz Gonzaga, em 1946. A música está sendo defendida pela cantora Valéria Wanda.

Ao contrário do concurso de músicas carnavalescas do Recife, cuja final aconteceu no final do ano passado, sem que o disco ainda tenha sido lançado, os cariocas anteciparam-se. Um mês antes da final, o CD já toca nas rádios, e com uma qualidade invejável. Não apenas no nivel das músicas, como em arranjos, vozes, orquestrações. O mais conhecido entre os concorrentes é o cantor Eduardo Dussek, que já participou de quase todas as finalíssimas.

Também ao contrário do concurso recifense, o carioca é muito badalado, acontece em um concorrido baile carnavalesco na Fundição Progresso, conta com apoio da TV Globo, mas não decola. Lá, como cá, as músicas esbarram no obstáculo da execução no rádio. Embora esteja no sétimo ano, nenhuma marchinha fez sucesso até agora. Como tampouco fizeram os frevos, maracatus e caboclinhos que venceram concursos de músicas de carnaval no Recife nos últimos 20 anos, (pelo menos).
.
fonte: Jornalista José Teles, para o blog Toques, do JC On Line.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.