quinta-feira, 3 de maio de 2012

TV Asa Branca faz reportagem sobre a insegurança no Bairro Aloísio Pinto em Garanhuns


Transcrevo do site da TV Asa Branca:
.
A insegurança tem sido o principal assunto durante as conversas dos moradores do bairro Aloísio Pinto, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Quem vive no local afirma que as tentativas de assalto são diárias.

A dona de casa, Josenilda de Oliveira, diz que nem lembra mais a quantidade de vezes que a casa dela foi roubada. “Assaltantes Já levaram até itens de utilização doméstica. Faz medo viver aqui”, confessa.

O estudante Luiz Melo, morador do bairro há quatros anos, só não se tornou mais uma vítima porque foi alertado do perigo por um mototaxista. “Eu estava saindo de casa com o celular na mão, quando um mototaxista me chamou a atenção e disse que eu deveria ter mais cuidado”.

Mesmo com o desabafo dos moradores, de acordo com a Polícia Militar, as denúncias formais diminuíram. De janeiro a abril de 2011, foram registradas 18 queixas. No mesmo período deste ano, o número caiu para 11.

O subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, o major Marcos Aurélio, acredita que a queda é resultado da fiscalização que vem sendo feita na área. Mas, o que também pode estar ocorrendo é o silêncio da maioria das vítimas.

“Existem rondas na área. Além disso nós trabalhamos em parceria com a Rocam. Mesmo assim, vamos intensificar a ronda no bairro”, confirma.

Para reforçar o que diz o major, o capitão de policiamento, Hudson de Mora, comenta que é importante a participação social na atuação dos policiais. “Quando acontecer roubo, as pessoas devem denunciar. Elas devem sempre comparecer à delegacia e relatar”.

A 1ª Delegacia da Polícia Civil atende as ocorrências do bairro. O delegado Helianthus Soares assumiu o cargo há pouco mais de um mês, e diz que já percebeu que a área merece uma atenção especial. Mas, também pede a colaboração das vítimas. “Muitos casos desse tipo já foram solucionados. É importante, de fato, que as pessoas compareçam à delegacia. Já tivemos casos em que as vítimas chegam, olham as fotos dos suspeitos e os reconhecem”.

Ainda de acordo com o delegado Helianthus Soares, cinco inquéritos de roubo e furto já foram instaurados e mais dois estão para serem enviados ao poder judiciário. Todos eles são da área do bairro Aloísio Pinto.
.
Confira a reportagem clicando no link da TV ASA BRANCA
 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.