sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alexandre Marinho parabeniza a cidade por não ter aceito o projeto de Antônio João

Alexandre Marinho, ex-secretário municipal e advogado, foi um dos mais duros opositores da candidatura do então prefeito de Lajedo, Antônio João, em Garanhuns. Sua repulsa aconteceu já no primeiro momento, mesmo fazendo parte da mesa em uma reunião aberta do PSB, no Garanhuns Palace, quando lhe foi facultada a palavra, e ele percebeu o movimento que levava ao nome de Dourado, Marinho deixou claro sua divergência, antecipou a briga pelos brios do município, e marcou o início de um movimento que levou, longos nove meses depois, à desistência da candidatura socialista, colocando fim a um malfadado plano que desarticulou  o partido e toda a composição que se fazia até aquele momento.

Depois vieram movimentos, mobilizações, panfletos e adesivos, textos na internet, principalmente blogs e facebook, com centenas de usuários rejeitando a articulação socialista. Teve também os encontros na CDL e na Câmara de Vereadores com dezenas de partidos políticos. E por fim, os áudios que tornaram público o pensamento de Antônio João sobre membros da sociedade garanhuense e instituições profissionais.

Da soma de tudo isso, tivemos ao longo do processo a repulsa dos políticos e partidos para se juntarem a Antônio João, como se todos tivessem ficado com o orgulho ferido diante tão desastrada manobra, e mais, todos ficaram com receio da opinião pública, talvez muitos até pensaram em unir os grupos, mas o olhar da sociedade acabou pesando. Assim, Antônio João, que achava que uniria todos em seu partido, para ser candidato único, acabou isolado, sem parceiros que pudessem ao menos viabilizar sua candidatura.

O povo também não comprou a ideia, em nenhuma pesquisa o então candidato do governador deu mais que 2%, mesmo com toda mídia, fosse ela contra ou a favor, que o tornaram conhecido na cidade. A situação estava chegando a abalar a aprovação de Eduardo Campos em Garanhuns, aliás, ainda respingou, mas não chegou a abalar devido o governador não ter se exposto. Mas decerto, perdeu o PSB, que jogou na lata do lixo uma boa articulação, sendo o partido que protagonizava uma nova proposta para o município com a participação da sociedade.

Alexandre Marinho publicou alguns textos nos últimos meses em seu blog expressando a repulsa, e quase todos eles foram parar na imprensa da capital, como sendo de um aliado que se insurgira contra o projeto do governador. Hoje ele comemora a audácia de Garanhuns de não aceitar um projeto político da forma como aquele fora criado. Em seu blog, na data de hoje, Alexandre Marinho publica mais um texto, parabenizando a cidade, e dando ao episódio a importância de 1963, quando os nativos venceram os poderosos.

Eu não iria voltar mais tema, até porque penso estar superado e todos têm que olhar pra frente. Como disse Alexandre, a hora é de perdoar quem criou aquele plano e se preocupar com a cidade, criando projetos viáveis de desenvolvimento. Volto ao assunto porque depois da situação e do aperto que algumas pessoas passaram, nos debates, fossem na internet ou não, ver como resultado o fim do projeto criado fora da cidade como alternativa de poder, é uma vitória de fato a ser comemorada, pois muitas pessoas vestiram a camisa de Garanhuns defendendo o município e sua autonomia. Estas pessoas passaram meses esperando este momento.

A quem interessar possa, segue abaixo o link para o blog de Alexandre.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.