sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TRIBUNA DO NORTE: Jazz e blues no Carnaval de Garanhuns é destaque no Ceará

Os irmãos Eduardo (piano) e Roberto Taufic (violão)
Os irmãos Eduardo (piano) e Roberto Taufic (violão)


O ritmo do Carnaval em Garanhuns, cidade serrana do Planalto da Borborema em Pernambuco, distante 230km do Recife, será o jazz, o blues e suas vertentes. Chegando em sua sétima edição, o Garanhuns Jazz Festival já faz parte do roteiro alternativo dos foliões que querem fugir da algazarra tradicional do período. O evento reúne, de 1º a 4 de março, atrações nacionais de peso como Ed Motta, Blues Etílicos e Nasi (do Ira!) que traz seu trabalho solo de blues. A abertura da programação no palco principal, às 20h30 do sábado (1º), está sob responsabilidade da dupla potiguar Duo Taufic, formada pelos irmãos Eduardo (piano) e Roberto Taufic (violão).

O festival ainda presta homenagem ao filho ilustre Dominguinhos (1941-2013), e recebe convidados internacionais - entre os quais os norte-americanos Greg Wilson, Mark Rapp e a cantora Tia Carroll, que retorna a evento após uma passagem bem sucedida na edição de 2013. Quem também estará de volta a Garanhuns é o saxofonista George Israel (do Kid Abelha), que se apresenta ao lado do guitarrista argentino Victor Biglione. 

“Estamos levando para Garanhuns, além do repertório do (CD) ‘Bate Rebate’, músicas inéditas que estarão no nosso próximo disco ‘Todas as Cores’”, adiantou Eduardo Taufic. O novo álbum foi gravado em Milão, durante turnê que a dupla fez na Itália ano passado, e a previsão de lançamento é no segundo semestre. “O disco está pronto, estamos vendo a melhor hora de lançar”, informou o pianista e arranjador. 

Entre as atrações nacionais, uma das participações mais aguardadas é a da banda carioca Blues Etílicos, velha conhecida do circuito que há anos não fazia show no Nordeste. Durante o festival, o grupo apresenta composições registradas no recente “Puro Malte”, álbum lançado em 2013. De acordo com Giovanni Papaleo, músico e curador do evento, além de abrir espaço para artistas iniciantes, o Festival também promove parcerias entre artistas novos e músicos consagrados.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.