domingo, 6 de setembro de 2015

Estudantes de Medicina da UPE terão vivência em Unidades de Saúde de Garanhuns‏




Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), irá inserir 40 estudantes da referida instituição de ensino em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). 

Os formandos, que terão o médico como preceptor de suas atividades, estarão nas unidades discutindo temas de maior necessidade da população da área, de acordo com o perfil da comunidade, que será traçado por eles mesmos, em visitas domiciliares, junto aos agentes comunitários de saúde.

A coordenadora de Educação em Saúde, Daniele Chianca, está articulando a interação entre a UPE e a Secretaria de Saúde. “A presença desses estudantes nas unidades, a longo prazo, trará um retorno a Garanhuns, pois estaremos formando profissionais que terão um novo olhar para a comunidade, serão médicos que conhecem de perto as necessidades dos garanhuenses. Porém, além disso, de imediato, perceberemos melhorias nos serviços, pois esses estudantes estarão em contato com a população, observando e acompanhando casos, que serão levados ao médico do setor de abrangência, na unidade onde eles estiverem atuando”, comenta a enfermeira.

Durante o período da manhã, os estudantes abordarão, em palestras, e irão auxiliar a população com respeito a assuntos específicos, como saúde mental, câncer de próstata e útero, hipertensão e outras doenças, tendo o primeiro contato com essas pessoas e, à tarde, levarão para as salas de aula alguns casos e as experiências adquiridas para serem debatidas com os professores. Dessa forma, os formandos em medicina poderão estudar, entender e avaliar a rotina de pacientes que convivem com patologias mais prevalecentes na área, colaborando com a melhoria dos serviços no município. Ao final do período de atuação dos estudantes, os médicos das unidades que estarão acompanhando essa aprendizagem, receberão um certificado de preceptoria.

Texto e fotos: Ruthe Santana

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.