GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CLIQUE E SAIBA MUITO MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Tudo sobre a Feira Nacional do Livro do Agreste

Evento acontecerá de 10 a 14 de agosto, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru - Todas as atividades são gratuitas




A literatura brasileira vai tomar conta de Caruaru dos dias 10 a 14 de agosto no Espaço Cultural Tancredo Neves. Mais de 40 intelectuais brasileiros – de poetas a juristas, de jornalistas a autoras infantojuvenis de best-sellers – estarão ao alcance de leitores, editores e críticos na Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste). A expectativa é que em torno de 50 mil pessoas visitem a feira, gerando uma movimentação financeira de R$ 1,5 milhão. 

Resultado de um investimento de R$ 700 mil, o evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru. A feira integra o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que promove feiras anuais e bienais em todo o Estado, a exemplo da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), cuja segunda edição será de 8 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Fenagreste será o segundo maior evento do Clipe, ocupando uma área de 3.600 m². Além dos 50 estandes com editoras e distribuidoras brasileiras, haverá auditório com 150 lugares, três salas para palestras e oficinas (com capacidade para 30 e 40 pessoas) e praça de alimentação, além da Fenagrestinha, área com 500 m², reservada para atrações voltadas ao público infantojuvenil.

A intenção é dar à Fenagreste um caráter regional, atraindo moradores de cidades vizinhas, confirmando a liderança de Caruaru na região, e ainda como importante polo universitário de Pernambuco. Essa característica está reforcada pela participação ativa da UFPE, Asces e Unifavip na feira. Professores autografarão livros e participarão de mesas-redondas, entre outras atividades. “É muito importante que tenhamos tido a oportunidade e os meios necessários para fazer uma feira com o tamanho e a densidade que o Agreste precisa e merece”, destacou o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

PROGRAMAÇÃO - A Fenagreste reunirá escritores das mais variadas vertentes: de jornalistas a romancistas, poetas a autores da literatura infantojuvenil, que autografarão obras e participarão de bate-papos com o público. O evento será aberto ao público às 19h do dia 10 e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.

Na noite do dia 10, após a solenidade de abertura, haverá palestra sobre o homenageado, o escritor caruaruense Álvaro Lins. O presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron, o escritor e mais novo integrante da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, e o jornalista e doutor em letras Eduardo Maia falarão sobre a vida e obra do autor. Em seguida, o palco será ocupado pela Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus, formada por estudantes da rede pública municipal.

Entre as atrações principais, a psicóloga clínica, educadora sexual e escritora Laura Muller lança o livro “Meu Amigo Quer Saber...Tudo Sobre Sexo”, no sábado (13), às 19h. Ela comanda debate com a plateia no formato do programa global “Altas Horas”, do qual participa desde 2007.

A youtuber Amanda Guimarães, a Mandy Candy, é outra convidada do evento. Amanda autografa o seu livro Meu Nome É Amanda, no dia 11, às 17h. Na obra lançada pela Rocco, Amanda Guimarães, 24 anos, conta a experiência de nascer num corpo de menino do qual sempre se sentiu desconectada. Aos 19 anos, com o apoio da mãe, ela se submeteu à cirurgia de redesignação sexual. Em seu canal no YouTube (com 245 mil seguidores), ela fala, entre outras coisas, sobre feminismo e identidade de gênero, e faz enorme sucesso entre os adolescentes.

Outra que promete encantar os jovens é a carioca Luiza Trigo, a Luly, que na manhã do dia 12 vai bater um papo descontraído com crianças e adolescentes sobre como se apaixonou pela leitura e porque se afastou da mesma na pré-adolescência. Ela aponta as obras que marcaram a sua vida, o porquê de escrever seu primeiro livro e finaliza respondendo perguntas dos leitores.

Para marcar o dia nacional da fundação dos cursos de direito, 11 de agosto, a feira receberá, na noite da quinta-feira, o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho. O especialista em Fernando Pessoa comandará debate sobre a atual política brasileira e a atuação da Justiça. Participará do debate o professor e presidente da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas, Paulo Muniz Lopes.

A escritora Luzilá Gonçalves e o salgueirense Raimundo Carrero também vão a Caruaru. Luzilá autografa livro e fala sobre quais as motivações para escrever romances, na tarde da sexta-feira (12). Já Carrero autografa o seu O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo, escrito após a dura recuperação de um AVC. No dia 13 de agosto, às 14h, ele participa da mesa-redonda “Quero Ser Escritor: Por onde Começo?” ao lado do bodocoense Cícero Belmar, que autografa o recém-lançado Escrever Ficção Não É Bicho-Papão.

A tarde da sexta-feira será marcada por um lançamento coletivo. Professores de comunicação social e design da UFPE com livros publicados participarão de bate-papo conduzido pelo jornalista Eduardo Maia, seguindo o estilo do programa “Café Colombo”, da Rádio Universitária. Eles falarão sobre as suas obras e motivações para a escrita.

A Fenagreste contará ainda com debate sobre literatura e música (José Teles e Wilfred Gadelha), jornalismo e literatura (Evaldo Costa e Aquiles Lopes) e uma animada mesa sobre futebol e literatura com os jornalistas, Álvaro Filho, Marcelo Cavalcante e o caruaruense Eri Santos.

PARA A GAROTADA - O polo infantil, Fenagrestinha, oferecerá, diariamente, das 9h às 21h, programação com monitores, contação de histórias e brincadeiras para a garotada. Entre os destaques, as sessões de “Era uma vez...” e “A casa mágica”, com a Cigana Contadora, Gabriela Kopinitz e a autora Maria Amélia. O espetáculo “O conto do garoto que não é especial” de Lucas Mariz, e o show de mágica com Rodrigo Lima também prometem entretenimento de qualidade para a garotada.

Ainda para os pequenos, está programada a exibição do filme “Pedrinho e a Chuteira da Sorte” e o show do Mundo Bita, que encerrará a feira no domingo. Para os maiorezinhos, haverá concurso de cosplay no sábado à tarde.

SHOWS- Além dos debates, mesas-redondas, lançamentos e sessões de autógrafos, shows musicais estarão à disposição dos visitantes, gratuitamente. No dia 13, o cantor, e agora ator, Maciel Melo fará show e, logo após, sessão de autógrafos do livro “A Poesia e a Estrada”. No dia 12 de agosto, às 20h, o Frei Damião faz pocket show e aproveita a ocasião para autografar seus livros. Em seguida, é a vez do grupo musical Fole Novo, orquestra formada exclusivamente por sanfonas, apresentar seus sucessos. Já no dia 13 de agosto, às 10h, uma Orquestra de Metais promete colocar todo mundo para dançar cedinho.

OFICINAS - Um dos focos principais da Feira Nacional do Livro de Caruaru é a capacitação. Estão programadas três oficinas gratuitas. A oficina de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero nos dia 11 e 12. O escritor vai apresentar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. Já a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão” ficará a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

Outra opção é a oficina de Editora Cartonera, com os integrantes do selo independente Lara Cartonera, David Henrique e Gledson Lamartine. Em uma manhã, eles mostrarão como confeccionar livros artesanalmente, com capas de papelão.

Sobre a ANDELIVROS

Criada há 20 anos, a Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Adelivros) é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento educacional, difundindo o livro como principal mecanismo de cultura, educação e entretenimento para a sociedade. Entre os principais eventos organizados, estão a V Feira Internacional do Livro de Pernambuco – Fenelivro e Bienal do Livro de Garanhuns.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.