quinta-feira, 20 de abril de 2017

Subestação da Celpe em Garanhuns será grafitada por alunos de escola pública

Em iniciativa pioneira no estado, após participarem de oficina de grafitagem ministrada pelo artista Galo de Souza, os 30 estudantes irão pintar murais na Subestação Garanhuns, na tarde da quinta-feira (20)



A Subestação de Energia Elétrica de Garanhuns, localizada na BR 423,  será a primeira do Estado a ter muros grafitados por estudantes de uma unidade pública de ensino.  Uma oficina de grafitagem está sendo oferecida, até esta quinta-feira (20), na Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), para capacitar alunos na arte do grafite. A intenção é utilizar o aprendizado para expressar de forma lúdica, nos muros da subestação, a importância do uso seguro da energia elétrica.
Na semana do curso, um espetáculo teatral será apresentado na Escola, com a finalidade de orientar todos os alunos a usar a energia de forma segura. A peça auxiliará os estudantes do curso de grafitagem a expressar as dicas de segurança nos painéis. Além da segurança, a peça transmite orientações de consumo consciente da energia. A finalidade é ajudar as famílias a adequarem o consumo ao orçamento doméstico.
A grafitagem das subestações tem sido adotada pela companhia como estratégia para evitar pichações, transformando os muros em painéis com orientações sobre o convício com a energia elétrica. São representadas, em desenhos, dicas importantes, como: não soltar pipas nas proximidades da rede de distribuição, evitar a instalação de antenas perto da rede de energia e não fazer ligações clandestinas, entre outras.
O artista Galo de Souza, um dos que tem assinado os murais nas subestações da Celpe, é quem está ministrando a oficina em Garanhuns para cerca de 30 alunos, entre 14 e 18 anos. As aulas estão acontecendo, das 14 às 17h e vão terminar com a pintura da subestação, na tarde desta quinta-feira. A ênfase da oficina é para que os alunos adotem uma linguagem simples, do cotidiano, com ilustrações que reforcem os cuidados com a energia elétrica.
Ainda na quinta-feira, simultaneamente à grafitagem, no entorno da subestação, a Celpe estará fazendo a distribuição de panfletos com alertas sobre o uso seguro da energia e a importância de se respeitar a distância da rede elétrica.
Garanhuns é o primeiro município onde alunos de escolas participam da grafitagem junto ao artista Galo de Souza. A ideia é expandir a iniciativa e contar com o apoio da comunidade como multiplicadores da cultura da prevenção.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.