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quarta-feira, 16 de maio de 2018

MEU INSS diminui distância entre segurados e benefícios a partir do dia 21 de maio. SAIBA MAIS

Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido

A partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.

É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Meu INSS

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.

Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:

Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

Atualizar dados cadastrais do beneficiário

Alterar meio de pagamento

Cadastrar Declaração de Cárcere

Transferir Benefício para outra Agência

Desistir de Aposentadoria

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante legal

Reativar Benefício

Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

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